A BBC divulgou sua seleção das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo para o ano de 2023. Os tópicos levados em consideração foram Cultura e Educação, Pioneiras do clima, Política e Direito, Entretenimento e Esporte, Ciência, Saúde e Tecnologia. Entre as personalidades femininas escolhidas para as categorias, duas brasileiras ocuparam posição de destaque.
O jornal britânico cita Sonia Guajajara, ministra dos Povos Originários, e a influenciadora Andreza Delgado. Elas ocuparam a categoria Política e Direitos e Entretenimento e Esporte, respectivamente.
Te podría interesar
De acordo com o site, Sonia Guajarara é apontada como “Figura proeminente no crescente movimento pelos direitos indígenas no Brasil”. Ela foi escolhida para comandar o ministério e se tornou "primeira-ministra" dos povos indígenas. Guajajara nasceu em Arariboia, na região amazônica, de pais analfabetos, testemunhando de perto os impactos devastadores das mudanças climáticas em um ecossistema.
Buscou educação em literatura, atuou como enfermeira e professora, iniciando também carreira no ativismo. Em 2022, alcançou o feito histórico de se tornar a primeira deputada indígena pelo estado de São Paulo. O jornal lembra uma de suas falas mais proeminentes. “Temos de pensar em como promover a justiça climática e combater o racismo ambiental porque as pessoas que melhor podem proteger o ambiente são as primeiras e mais afetadas pela sua destruição. Nós, os povos indígenas, somos os verdadeiros guardiões da biodiversidade e da vida”.
Te podría interesar
Ao mencionar Andreza Delgado, a lista cita a importância de seu trabalho para as periferias do país. “Delgado defende a democratização do acesso à cultura no Brasil, dedicando-se especialmente ao trabalho de artistas negros”. Buscando compartilhar a experiência de participar de um encontro dedicado aos amantes de histórias em quadrinhos, foi uma das pessoas envolvidas no lançamento da PerifaCon em São Paulo.
O evento gratuito tem foco em destacar autores de quadrinhos, artistas e outros colaboradores das favelas brasileiras, frequentemente excluídos como consumidores ou criadores culturais.
Realizada em 2023, a terceira edição da PerifaCon contou com mais de 15 mil participantes, oferecendo histórias em quadrinhos, videogames, shows e outros elementos da cultura geek.
Para acessar a lista completa das mulheres mais inspiradoras e influentes deste ano é só entrar neste link.