MÍDIA

O erro bizarro da BBC que pode custar muito aos cofres da emissora

A curiosa história de Guy Goma, que decidiu processar a BBC britânica

Guy goma foi erroneamente entrevistado pela BBC; caso foi um dos maiores erros da história da emissoraCréditos: Reprodução/BBC
Escrito en MÍDIA el

Em 2006, um homem chamado Guy Goma, técnico em tecnologia da informação, foi chamado para fazer uma entrevista de emprego na BBC britânica.

Uma mulher chegou na área de recepção e o chamou dizendo que a entrevista ia começar. Em uma outra sala, ela pediu para ele aguardar porque o maquiador já estava chegando. Goma estranhou, mas achou que era um padrão da empresa.

Depois de ser maquiado, Goma foi chamado pela mesma mulher e foi conduzido para um estúdio. Ela avisou: agora você está ao vivo.

Ele começou a ser questionado sobre um processo entre a Apple e a gravadora dos Beatles, que travavam uma batalha judicial. Guy não fazia ideia do que responder, em um momento de claro constrangimento.

O entrevistado verdadeiro, Guy Kewney, estava em outra sala de recepção e ficou chocado quando percebeu que sua entrevista já estava acontecendo sem ele.

Guy Kewney, o verdadeiro entrevistado, era um jornalista de tecnologia que acompanhava o caso.Mas a recepção da BBC confundiu os Guys da tecnologia e uma das maiores gafes da história da televisão ocorreu.

Depois, Goma foi entrevistado para a posição certa, mas não conseguiu o emprego.

O bom humor britânico da direção da BBC fez com que a cena fosse exaustivamente repetida na televisão ao longo dos anos, sendo celebrada com uma falha "humana" da emissora estatal do Reino Unido.

Agora, Goma afirma que deseja processar a empresa por constrangimento, pela exibição das imagens e quer royalties pelo uso de sua imagem. Ele afirma que tentou um acordo com a emissora, mas não foi atendido.

"Eles têm usado essas imagens por quase 20 anos sem me pagar um centavo. Quando vejo que estão pagando milhões a pessoas aqui e ali, vejo que esse vídeo os tornou mais ricos", afirmou ele em entrevista ao podcast 'Accidental Celebrities'.

Ele também quer escrever um livro sobre o caso, chamado 'The Wrong Guy', ou 'O Cara Errado'.

A BBC está sendo processada em um processo multi-milionário por conta de uma entrevista do jornalista Martin Bashir com a princesa Diana realizada em 1995. A empresa pode ser responsabilizada por ter causado a demissão de diversos funcionários de Diana naquela época.

Em 2019, a emissora teve de pagar mais de 2 milhões de libras (ou 14 milhões de reais) ao cantor Cliff Richard, que processou a empresa por uma cobertura jornalística que invadiu sua casa e afetou seu direito de imagem e sua privacidade.