MISS UNIVERSO 2023

Miss Nicarágua é a vencedora do Miss Universo 2023; edição foi a mais diversa concurso

Com participantes transexuais, plus size e uma mãe, a disputa refletiu a mudança de regras para fazer parte da competição

Sheynnis tem 23 anos e é produtora audiovisual.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O concurso de beleza Miss Universo 2023, que ocorreu na noite do último sábado (18), elegeu a Miss Nicarágua com a coroa, na sua 72ª edição, em El Salvador

A competição contou com a participação de duas mulheres trans pela primeira vez na história: Rikkie Valerie Kollé, representando a Holanda, e Marina Machete, como Miss Portugal

Além disso, essa foi a edição mais diversa do concurso, pois além da representatividade LGBTQIANP+, a competidora Jane Garret, que representou o Nepal, foi a primeira participante plus size.

A disputa também contou com a participação de uma Miss que é mãe pela primeira vez – Michelle Cohn, da Guatemala – e, com a mudança nas regras do concurso, Yuliia Pavlikova, da Bulgária, fez parte da competição, aos 30 anos.

Sheynnis Palacios, a vencedora do evento, marcou a 5ª classificação da Nicarágua desde 1955, quando o país começou a competir. Em segundo lugar, ficou a Miss Tailândia, Anntonia Porsild e, em terceiro, a Miss Austrália, Moraya Wilson.

Sheynnis tem 23 anos, trabalha com produção audiovisual e realiza um projeto acessível chamado "Entenda a Sua Mente", sobre saúde mental, onde entrevista um especialista da área sobre o tema.

Quanto ao Brasil, representado pela estudante de jornalismo gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, a Miss foi desclassificada da disputa no primeiro corte da noite, quando escolhia-se as semifinalistas, não ficando nem entre as 20 primeiras colocadas.

"A gente precisa ser forte, [...] e eu tô sendo por vocês. [...] Obrigada, Miss Universo, pela oportunidade incrível de representar o meu país, [...] desde pequenininha eu sempre sonhei com isso", disse a Miss, em seus stories no Instagram.