Hasan Rabee, um dos brasileiros do grupo que tenta deixar a Faixa de Gaza em meio aos bombardeios deflagrados pelas forças militares de Israel, lamentou o fato de não ter conseguido cruzar a fronteira com o Egito em Rafah, mas se mostrou feliz pela possibilidade mais concreta até o momento de ser ser repatriado e agradeceu ao governo Lula pelos esforços.
Rabee nasceu na Palestina e tem registrado e divulgado, através das redes sociais, os horrores do conflito desde o início de outubro. Ele acompanha a morte de civis e jornalistas, a procura diária por vidas nos escombros dos bombardeios e a possibilidade de retorno dos brasileiros.
Te podría interesar
O brasileiro-palestino estava na lista divulgada pelo governo israelense dos estrangeiros que poderiam sair da Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10), mas a repatriação foi frustrada pois o posto de controle na fronteira foi fechado.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, informou que a fronteira de Rafah "fica aberta algumas horas por dia e há um entendimento entre as partes que em primeiro lugar passam ambulâncias com feridos".
Te podría interesar
"E só depois disso passam os nacionais de outros países. E foi o que aconteceu hoje, ontem e quarta-feira, quando não houve passagem de Gaza para o Egito por impossibilidade de terminar de passar as ambulâncias", disse em coletiva de imprensa. Novas tentativas de resgatar os brasileiros que estão na região serão realizadas nos próximos dias.
Apesar da frustração de não conseguir deixar a zona de guerra, Hasan Rabee disse que chegar até o posto de controle na fronteira com o Egito já foi uma "vitória" e demonstrou sua gratidão pela articulação que vem sendo encampada pelo governo brasileiro para repatriar os brasileiros com segurança.
"Gente, não deu para sair hoje mas tenho fé que amanhã talvez possamos sair ou depois de amanhã. Grande vitória hoje. Agradeço ao governo do Brasil pelo trabalho e ao presidente Lula pelo trabalho dele e de seus ministros, embaixadores. Grande vitória chegarmos até aqui hoje", escreveu Rabee.
Confira