DIPLOMACIA

Embaixadores do Brasil em Israel e na Palestina embarcam no mesmo voo da FAB para região do conflito

Frederico Meyer e Alessandro Candeas estavam no Brasil de férias; ambos voltarão juntos para Israel e territórios palestinos para garantir o retorno seguro de brasileiros em meio à guerra

Frederico Meyer (embaixador do Brasil em Israel) e Alessandro Candea (embaixador do Brasil na Palestina).Créditos: /Fotos: Agência Senado/Ministério da Defesa/Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Em meio à crescente escalada do conflito entre o grupo político e militar Hamas e o Estado de Israel, um fato que chamou a atenção envolveu os representantes brasileiros que atuam nos territórios palestinos e israelenses: os embaixadores do Brasil em Tel Aviv (Israel) e em Ramalá (Cisjordânia, território da Palestina) embarcaram para a região do conflito no mesmo voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Frederico Meyer, embaixador do Brasil em Israel, e Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina, estavam no Brasil de férias, mas foram designados a retornar às suas embaixadas no Oriente Médio para auxiliar na coordenação do retorno seguro de brasileiros que residem na região.

"Ontem saiu um voo [de repatriação de brasileiros], hoje saiu outro voo, no qual eu vou estar, porque eu estava de férias no Brasil, então eu vou regressar neste voo que vai resgatar mais brasileiros, e estão previstos no total 15 voos de repatriação", disse Meyer em entrevista à GloboNews. 

Alessandro Candeias, representante brasileiro junto à Autoridade Palestina, também expressou sua surpresa com a escalada dos confrontos entre o Hamas e Israel e confirmou seu retorno ao Oriente Médio no mesmo voo da FAB em que estava o embaixador Meyer.

"Fui indicado há um mês e meio [para atuar em Israel] e vim para o Brasil de férias, mas o que posso dizer é que foi uma surpresa total. Era um feriado para os judeus, uma sexta-feira, quando foram surpreendidos", declarou Candeas.

Conforme destacou Francisco Meyer, as embaixadas do Brasil em Israel e na Palestina mantêm um contato constante não apenas para auxiliar na repatriação de brasileiros, mas também para contribuir com as negociações em busca de um possível cessar-fogo entre as duas partes.

"Temos articulação total [entre as embaixadas]. A diplomacia brasileira se pauta sempre pelo diálogo", enfatizou Meyer. 

Governo Lula envia aviões da FAB a Israel para repatriar brasileiros

Em uma reunião realizada neste domingo (8), o governo Lula, através do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira (FAB), anunciou uma importante iniciativa para ajudar os brasileiros que desejam deixar a região de conflito em Israel. Seis aeronaves estão sendo enviadas ao país e ficarão à disposição para realizar a repatriação, incluindo o Airbus A330 200 (KC-30), o KC-390 Millennium da Embraer e o Embraer 190 (VC-2). Ao todo, estão previstos pelo menos 15 voos de repatriação. 

A violência no Oriente Médio escalou com um ataque deflagrado pelo grupo islâmico-palestino Hamas, que reivindica a retomada do território da Palestina ocupado por colonos e forças de segurança israelenses. Com o revide das forças militares de Israel, o confronto na região segue em curso já causou mais de 1500 mortes. 

Segundo informações do Itamaraty, estima-se que cerca de 14 mil brasileiros residam em Israel, sendo mais 6 mil brasileiros em territórios palestinos, incluindo 30 brasileiros na Faixa de Gaza, epicentro dos bombardeios israelenses.

A aeronave KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, já decolou Natal (RN) e está posicionada em Roma aguardando autorização para seguir para Israel e fazer o voo de repatriação. 

A Embaixada Brasileira em Tel Aviv econômica israelense disponibilizou, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto à medida que se confirmem as viagens. Para acessar o formulário, clique aqui