CONFLITO HAMAS-ISRAEL

Quem são os três brasileiros desaparecidos em Israel; Mais de mil já pediram resgate

Todos participavam de um festival de música a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza; Governo federal enviou aviões da FAB para repatriação

Bruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

O número de brasileiros desaparecidos em Israel subiu para 3, segundo informações do Itamaraty. Todos estavam participando de um festival de música a 20 quilômetros da Faixa de Gaza quando os ataques do Hamas começaram na manhã do último sábado (7).

Bruna Valeanu, de 24 anos, tem dupla nacionalidade brasileira-israelense e sua última comunicação com a família foi no sábado por volta das 9 horas da manhã.

Ranani Nidejelski Glazer, também de 24 anos e com dupla nacionalidade, morou em Israel há sete anos e prestou serviço militar no país. Ele estava no país e fez recentes publicações no Instagram sobre o festival de música que participava.

Karla Stelzer Mendes também é brasileira-israelense, tem 41 anos e um filho de 19, membro do exército israelense.

No mesmo festival, mais de 200 pessoas foram mortas ou sequestradas, de acordo com a mídia internacional. Rafael Zimmerman, outro brasileiro que mora em Israel, foi ferido no festival. Ele já recebeu alta do hospital.

O Itamaraty também informou que há cerca de mil brasileiros pedindo resgate, o que deve acontecer entre esta segunda-feira (9) e terça-feira (10), quando o Governo Federal vai enviar seis aviões da FAB para a repatriação do grupo.

Os brasileiros preencheram um formulário disponível no site da Embaixada brasileira em Tel Aviv. O preenchimento, porém, não garante a repatriação e a lista é divulgada posteriormente. A maioria é de turistas.

O Ministério das Relações Exteriores estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A grande maioria fora da área afetada pelos ataques.