CIÊNCIA

Família encontra tesouro viking de 1,2 mil anos no quintal de casa

Eles procuravam por um brinco perdido, mas encontraram relíquia milenar

Broches vikings revestidos em ouro foram encontrados pela famíliaCréditos: Rune Nordseter/Kulturarv, Vestfold and Telemark County Council
Escrito en GLOBAL el

A família Aasvik entrou em uma missão coletiva: encontrar um brinco perdido no quintal de casa com um detector de metal.

Os moradores da cidade de Jomfruland,  Vestfold og Telemark, na Noruega, começaram a caçada com o aparelho, que apitou. Eles começaram a cavar, mas não encontraram o brinco.

Tratava-se de broches de ouro e bronze bem mais antigos do que todas as gerações do Aasvik. Eles chamaram as autoridades, que investigaram as peças.

Eram broches do século 8 depois de Cristo, há cerca de 1,2 mil anos atrás, confeccionados por vikings que habitavam a região da Noruega na época.

Membros da família Aasvik, responsáveis pela descoberta

Segundo os especialistas em sociedades vikings, o achado parece ser o túmulo de uma mulher viking aristocrática. A descoberta, inclusive, confirma as suspeitas de que aqueles povos habitaram a ilha de Jomfruland,

O maior artefato encontrado na sepultura é um broche de formato oval que teria sido usado por uma mulher em um vestido frente única, para prender as alças na frente, disse  Vibeke Lia, pesquisadora que comanda as escavações.

Esses broches eram comumente encontrados nos túmulos de mulheres vikings e seu estilo era característico do século IX. “Eles vêm aos pares, um para cada alça, então deve haver outro ali”, disse ela.

Agora, a família vai conviver com uma equipe de arqueólogos explorando sua residência como um sítio arqueológico. Acredito que alguém vai ter muito o que contar na escola.

Os artefatos seguirão sendo estudados pelos pesquisadores noruegueses. “Eles estão em muito boas condições em comparação com a maioria das descobertas de detecção de metais que recebemos, porque este local nunca foi arado”, disse Vibeke.