O furacão Otis atingiu a categoria máxima (5) nesta quarta-feira (25) à medida que se aproximava da costa sudoeste do México. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), ele provocará "danos potencialmente catastróficos" na região do balneário de Acapulco.
Com ventos sustentados de 270 km/h, o furacão atingiu a costa às 0h25 (3h25 de Brasília) e se avançava a uma velocidade de 17 km/h, de acordo com o relatório do NHC. Antes da chegada do furacão, Acapulco e outras regiões impactadas implementaram cortes preventivos de eletricidade. No momento em que os ventos e a chuva se intensificaram, o porto estava às escuras.
Te podría interesar
O fenômeno ganhou uma inesperada intensidade em poucas horas, pois ao meio-dia de terça-feira ainda era uma tempestade tropical, o que surpreendeu tanto as autoridades como os residentes dos estados afetados, especialmente em Guerrero.
Segundo o secretário de Proteção Civil de Guerrero, Roberto Arroyo, "a previsão era de categoria um quando impactasse o solo". O atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, alertou em suas redes sociais sobre os estragos do fenômeno. “Procure abrigos seguros, mantenha-se longe de rios, córregos e ravinas, e fique alerta.”
Te podría interesar
“Esta precipitação irá produzir inundações urbanas e repentinas, bem como deslizamentos de terras em zonas de terreno mais elevado”, afirmou o NHC. Uma tempestade de categoria 5 pode destruir casas, arrancar telhados e derrubar paredes, conforme aponta o centro de furacões. Cortes de eletricidade poderão se prolongar por semanas ou mesmo meses. “A maior parte da área ficará inabitável durante semanas ou meses.”
Internautas registraram o momento da chegada de Otis em Acapulco. Nos vídeos, é possível perceber a intensidade dos ventos e grandes estragos provocados na costa.