VOLTA PARA CASA

Brasileiros são autorizados a deixar Gaza de ônibus

Depois de enfrentar um adiamento devido a novos ataques aéreos, o grupo de 19 brasileiros que buscava deixar a Faixa de Gaza obteve permissão para embarcar novamente em ônibus que os levará ao sul do território

Créditos: Noura Bader (Arquivo pessoal) - Brasileiros embarcam em ônibus pouco antes das 14h de sábado (14), no horário local, na segunda tentativa para deixar Gaza
Escrito en GLOBAL el

Depois de enfrentar um adiamento devido a novos ataques aéreos, o grupo de 19 brasileiros que buscava deixar a Faixa de Gaza obteve permissão para embarcar novamente em ônibus que os levará ao sul do território neste sábado (14).

De acordo com informações de membros do grupo, eles foram autorizados a entrar nos veículos e dar continuidade à viagem após receberem uma nova autorização da Embaixada do Brasil na Palestina.

O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, confirmou a notícia.

Anteriormente, os brasileiros haviam carregado suas bagagens nos compartimentos dos ônibus, mas, devido a relatos de novos ataques aéreos israelenses no trajeto, tiveram que retornar ao abrigo onde estavam.

Os brasileiros esperavam a aprovação da Embaixada do Brasil na Palestina para iniciar o deslocamento desde as primeiras horas da manhã.

Contudo, por volta do meio-dia em Gaza (6h no horário de Brasília), o embaixador Alessandro Candeas comunicou que não havia recebido autorização de Israel para que o grupo atravessasse o território.

Os ônibus designados para transportá-los chegaram durante a noite de sexta-feira (13), mas a Embaixada brasileira na Palestina julgou que era muito arriscado iniciar a jornada, devido aos contínuos bombardeios conduzidos por Israel.

Os brasileiros permanecem abrigados na escola Rosary Sisters School, localizada ao norte de Gaza, e têm como destino final a cidade de Khan Younes, ao sul, uma distância de 25 quilômetros que normalmente levaria cerca de 30 minutos. Entretanto, devido aos bombardeios, o deslocamento estava demorando mais de duas horas.

Ao chegarem ao sul de Gaza, os brasileiros deverão aguardar para embarcar em um avião enviado pelo governo brasileiro, que irá resgatá-los da região e trazê-los de volta ao Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou na sexta-feira (13) que o embarque ocorrerá em um local próximo à fronteira da Faixa de Gaza, no Egito, em vez de ser realizado na capital, Cairo.

Com informações do g1