LUTO

Dez fatos curiosos sobre a vida da rainha Elizabeth II

Discreta, mas popular, a monarca se manteve reservada principalmente em relação à vida particular

A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada nesta quinta (8).Créditos: Palácio de Buckingham/Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

A morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, foi confirmada, nesta quinta-feira (8), pelo Palácio de Buckingham. Seu reinado foi o mais longo da história do Reino Unido: durou 70 anos.

A trajetória de Elizabeth II no trono sempre foi cercada de muitas curiosidades. Discreta, mas popular, a rainha se manteve reservada principalmente em relação à vida particular. Ao longo de seu reinado, ela conseguiu manter a monarquia querida entre os britânicos.

Veja algumas curiosidades a respeito de Elizabeth:

1-Apesar dos riscos, Elizabeth participou da Segunda Guerra Mundial. Ela ingressou no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica em 1945, quando tinha 18 anos. A futura rainha se tornou a primeira mulher da família a se tornar membro das Forças Armadas Britânicas.

Elizabeth na Segunda Guerra - Wikimedia Commons

2-Setenta dos 96 anos de vida da rainha foram celebrados duas vezes, pois ela cumpria dois aniversários: o verdadeiro, em 21 de abril, e o oficial, em junho, geralmente no segundo sábado do mês. A tradição do duplo aniversário teve início em 1748 com George II, cujo aniversário real era em novembro, mês considerado pouco confiável em termos de bom tempo para comemorações públicas.

3-Apesar da vida de rainha, Elizabeth não estava na lista dos bilionários da Forbes, além de não ser uma das pessoas mais ricas do Reino Unido. Grande parte das posses mais valiosas da coroa pertencem ao Crown Estate, organização que administra os bens da realeza e os guardam como patrimônio público soberano. A fortuna da rainha foi avaliada em US$ 500 milhões, em 2021.

4-Elizabeth II pode ser descendente de Maomé. A rainha teria ligação direta com o fundador do Islã e seria sua última descendente. De acordo com a árvore genealógica dela, a conexão entre ambos seria Zaida Sevilha, princesa muçulmana do século VI, que teria casado com o rei Afonso VI de Castilla e se convertido ao cristianismo.

5-O reinado de Elizabeth II foi o primeiro a ter uma mulher como capitã de guarda. Em 2017, a soldado canadense Megan Couto assumiu o comando da guarda do Palácio de Buckingham. As mulheres foram proibidas de assumir posições de combate no exército britânico até julho de 2016.

6-O chocolate preferido da rainha Elizabeth era do Brasil. Samantha Aquim, chef brasileira criadora da marca Q0, presentou a monarca com uma caixa durante um baile. Depois de experimentar, a monarca declarou que o chocolate, que foi armazenado em uma embalagem com design exclusivo de Oscar Niemeyer, foi o melhor já ela havia comido na vida.

7-Quando criança, Elizabeth não conseguia pronunciar seu próprio nome. Por isso, recebeu o apelido de Lilibet entre os parentes e amigos mais próximos da família.

8-A rainha e seu marido eram primos de terceiro grau. O príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e Elizabeth eram tataranetos da rainha Vitória. A união teria sido parte das tradicionais alianças internacionais feitas pela nobreza desde a Idade Média.

9-Os filhos de Elizabeth foram criados em internatos. Apesar de ter sido educada no palácio, a rainha rompeu a tradição e enviou os herdeiros para entidades fora das dependências reais.

10-Elizabeth foi a chefe de estado mais viajada do mundo. Até 2021, ela havia visitado mais de 115 países entre mais de 270 visitas oficiais de estado. Mesmo assim, ela não tinha passaporte, pois todos os documentos de viagem britânicos são oficialmente emitidos em nome da rainha. Por isso, Elizabeth não precisaria do passaporte expedido por ela mesma.

Com informações da Forbes