MORTE DA MONARCA

Em mensagem de condolências, Lula relembra encontros com a Rainha Elizabeth

Ex-presidente, que chegou a ser destaque nas comemorações do Jubileu de Platina da rainha, destacou relações amistosas de seu governo com o Reino Unido

Lula e a Rainha Elizabeth II.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Lula (PT) publicou nas redes sociais, nesta quinta-feira (8), uma mensagem de condolências em razão da morte de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. A monarca britânica faleceu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia. 

Em sua publicação, Lula relembrou encontros que teve com Elizabeth e destacou relações amistosas, durante seus governos, entre Brasil e Reino Unido. 

"A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas. Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", escreveu o ex-mandatário. 

"Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo", prosseguiu Lula, destacando fotos em que aparece ao lado da monarca. 

Lula foi destaque no Jubileu de Platina 

Em junho deste ano, Lula foi destaque durante discurso do príncipe Charles na celebração do Jubileu de Platina (comemoração dos 70 anos de reinado) da rainha Elizabeth II. Enquanto o então herdeiro do trono britânico falava, um vídeo com encontros da rainha com líderes mundiais foi projetado no Palácio de Buckingham.

Uma das imagens mostrou Lula ao lado de Elizabeth no encontro dos líderes do G20, que ocorrem em 2009, em Londres. Além do brasileiro, aparecem na gravação Nelson Mandela, Barack Obama, Angela Merkel, entre outros.

Coroada em 1953, Elizabeth fez o reinado foi o mais longo da história do Reino Unido e foi a primeira a celebrar um Jubileu de Platina.