REINO UNIDO

Príncipe Charles se torna rei da Inglaterra com a morte de Elizabeth II

Seguindo protocolos da London Bridge - o plano para morte e sucessão na família real -, Charles, o filho mais velho de Elizabeth II, deve ser coroado às 11h desta sexta-feira, dia 9 de setembro

Elizabethh II e Charles ao centro.Créditos: Instagram Família Real
Escrito en GLOBAL el

Aos 74 anos, Charles Philip Arthur George, príncipe de Gales, assumiu o trono de rei da Inglaterra deixado pela mãe, Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos.

A sucessão do trono britânico é feita dentro da família real e de acordo com a ordem de nascimentos dos membros da realeza. Assim, o herdeiro natural da rainha é o seu filho mais velho, Charles. 

Conhecido como London Bridge (Ponte de Londres, em inglês), o plano para morte e sucessão está preparado há anos e foi desencadeado na manhã de quinta-feira com o chamamento da família real em Balmoral, castelo localizado na Escócia.

Com rígidos protocolos, o plano previa que assim que fosse decretada a morte da rainha, seu secretário particular deveria telefonar para o primeiro-ministro britânico e dizer um código em inglês: “London Bridge is down” (“A Ponte de Londres caiu”).

Até o Palácio de Buckingham anunciar oficialmente a morte da rainha - que aconteceu no início da tarde -, a notícia do falecimento ficou restrita sendo transmitida por meios de comunicação fortemente protegidos e criptografados.

Cortejo

O corpo de Elizabeth II deve ser levado para Buckingham e será colocado na Sala do Trono, escoltada por quatro granadeiros do Household Division, uma das unidades do Exército Real Britânico que servem à realeza. Às 11h do dia seguinte à morte, Charles formaliza sua chegada ao poder com a proclamação oficial de sua coroação.

O enterro da rainha mais longeva da história do Reino Unido só ocorrerá nove dias após a morte, com a cerimônia organizada duque de Norfolk, o cargo nobiliárquico que realiza esses eventos desde 1672. Dez pessoas carregarão seu caixão, onde também estarão as joias da coroa (retiradas antes de sepultá-la), até a Abadia de Westminster, onde seguirão os ritos fúnebres. De lá, a Marinha Real trasladará seu corpo, agora já sem as joias, para o Castelo de Windsor, onde finalmente será colocado no jazigo real. Esta última etapa não terá a presença da imprensa e será destinado apenas aos personagens mais íntimos da vida da monarca.