RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Celso Amorim afirma que Bolsonaro "fez um papel ridículo" no funeral da Rainha

A passagem do presidente pela Inglaterra tem suscitado uma série de críticas negativas, entre elas, a do jorna britânico The Guardian, que acusou o mandatário de “usar o caixão da monarca” para fins eleitorais

Celso Amorim afirma que Bolsonaro "fez um papel ridículo" no funeral da Rainha.Créditos: Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

A repercussões negativas do uso político que Bolsonaro (PL) fez do funeral da Rainha Elizabeth II não param de surgir. O ex-ministro das Relações Exteriores dos governos Lula (2002-19), Celso Amorim, classificou como "ridículo" o papel do mandatário em Londres. 

"O presidente Bolsonaro fez um papel ridículo. É uma cerimônia de Estado, não para fazer campanha. Além disso, houve a escolha de levar um líder religioso. Nada contra, mas por que levar um e não outro? O Brasil é um país plural", disse Celso Amorim ao O Globo. 

Além disso, Amorim também relata que nunca viu cena semelhante em sua carreira diplomática. "Fazer um comício na frente da embaixada em meio à um ato como esse não faz sentido algum. Fui embaixador em Londres em 2002 e nunca vi isso. Tenho 60 anos de vida diplomática", criticou Amorim. 

 

The Guardian afirma que Bolsonaro "usou caixão da rainha pra fazer comício"

 

O The Guardian, que na semana passada fez um duro editorial contra o presidente, afirma que Bolsonaro usou o "caixão da Rainha para fazer campanha eleitoral". "Os comentários politicamente pesados de Bolsonaro encantaram os apoiadores radicais que foram ouvi-lo no centro de Londres, mas provocaram raiva no Reino Unido", revela o Guardian, um dos principais portais do Reino. 

"'Estamos no caminho certo'", declarou o presidente brasileiro a centenas de apoiadores vestidos de amarelo que se reuniram do lado de fora do prédio, a menos de duas milhas de Westminster Hall, onde a rainha estava deitada", critica o The Guardian.