O atual presidente da França, Emmanuel Macron, do Partido República em Marcha, e a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, vão para o segundo turno da eleição presidencial francesa, de acordo com as primeiras apurações divulgadas na noite (horário local) deste domingo (10).
Macron já havia enfrentado a chefe do partido Reunião Nacional na reta final em 2017, quando foi eleito pela primeira vez.
Te podría interesar
O presidente conquistou entre 27,6% e 29,7% dos votos, enquanto Le Pen reuniu entre 23,5% e 24,7%, de acordo com as primeiras estimativas.
Mélenchon
O líder de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, ficou em terceiro lugar com entre 19,8 e 20,8% dos votos, seguido do outro candidato da extrema direita, Eric Zemmour, com entre 6,5% e 7,1%. O ecologista Yannick Jadot teve entre 4,4% e 5% e Valérie Pécresse, da direita tradicional, vem logo depois, acumulando entre 4,3% e 5% dos votos.
Te podría interesar
A líder da extrema direita conseguiu diminuir a diferença das pesquisas de intenção de voto nas últimas semanas, mas Macron aparece como favorito desde o início da campanha.
Taxas de abstenção
Quase 49 milhões de eleitores foram convocados para participar do pleito neste domingo. Mas como o voto não é obrigatório e as pesquisas vinham mostrando um desinteresse da população pela eleição, a taxa de abstenção era uma das grandes incógnitas.
Às 19h pelo horário de Paris (14h em Brasília), uma hora antes do fechamento das últimas urnas, o índice de abstenção era de 26,5%.
Com informações do RFI