Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz uma "eurotrip" em meio às tensões da Rússia com a Otan e os Estados Unidos na Ucrânia, o Exército Brasileiro publicou uma análise da situação geopolítica da região em seu blog. O texto, assinado pelo tenente coronel Anselmo de Oliveira Rodrigues, traz seis dimensões desse possível conflito, que parece ter esfriado nos últimos dias.
"Em termos militares, a Ucrânia ocupa uma posição estratégica, na medida em que está situada em uma região que Vladimir Putin denomina de linha vermelha. Em termos práticos, o país ou a organização que avançar essa linha, fatalmente gerará numa reação militar da Rússia", destaca o autor no artigo intitulado "A importância geopolítica da Ucrânia para Moscou".
Te podría interesar
"Em 2008, quando a Otan manifestou sua intenção de incluir a Ucrânia e a Geórgia em sua aliança militar, a Rússia deixou claro que uma linha vermelha havia sido ultrapassada. Nas semanas que antecederam a cúpula da Otan em 2008, o presidente Vladimir Putin alertou os diplomatas norte-americanos que as medidas para trazer a Ucrânia para a aliança militar seriam consideradas como sendo um ato hostil à Rússia. Não por acaso, meses depois, a Rússia entrou em guerra contra a Geórgia", aponta.
O texto publicado pelo Exército destaca ainda que a população russa apoiou as ações do presidente Vladimir Putin junto à Ucrânia em 2014, quando houve a anexação da Crimeia após a realização de um plebiscito na região.
Te podría interesar
"Tal atitude indica que o mandatário russo não deverá encontrar maiores problemas para obter o apoio de sua população, em face de uma improvável e eventual investida russa na Ucrânia nos dias atuais; apoio que não deve ser obtido por Joe Biden e pelos líderes europeus, uma vez que norte-americanos e europeus não possuem os laços históricos e culturais que os russos possuem com a Ucrânia", destaca o tenente.
No Fórum Global da ultima terça-feira (15), o advogado Hugo Albuquerque, editor da Autonomia Literária, comentou junto à cientista política Ana Prestes sobre as tensões geopolíticas na região da Ucrânia e a viagem de Bolsonaro à Rússia.
Assista ao Fórum Global de terça-feira sobre as tensões na Ucrânia, a partir de 1h44min: