Além de serem as estrelas das seleções argentina e francesa, que disputam o título mais importante, de campeão da Copa do Mundo 2022, Lionel Messi e Kylian Mbappé concorrem também ao prêmio de artilheiro, definido após o final da partida. A Fifa tem um problemas em mãos, que pode ser resolvido durante a finalíssima: os dois craques estão empatados em número de gols marcados na Copa do Mundo 2022, no Catar.
Além das medalhas aos três primeiros colocados, da taça e da premiação de artilheiro do torneio, a Fifa também entrega os prêmios de melhor jogador e melhor goleiro da Copa, definidos por votação. Mas a decisão sobre o goleador tem o critério objetivo do número de vezes que cada jogador balançou a rede pelo lado de dentro. Messi e Mbappé têm cinco gols cada até agora.
Te podría interesar
Critérios de desempate
Caso a disputa se mantenha empatada após a final, o critério de desempate é o número de assistências. Neste quesito, Messi tem pequena vantagem sobre o craque francês até o momento. A Fifa registrou três assistências do argentino, contra duas de Mbappé. Na última partida na Copa do Catar, os dois podem ficar empatados também neste quesito, aí o próximo critério é o número total de minutos jogados no torneio.
Considerando que dois jogadores consigam empatar em número de gols feitos e assistências realizadas, ganha quem tiver feito isso em menos tempo, ou seja, leva o título de artilheiro aquele que tiver jogado menos minutos durante o torneio. Se esta for a situação, não restarão muitas chances para Messi, pois Mbappé jogou 478 minutos até agora, contra 570 do rival. Nem se Messi ficasse no banco durante toda a final as marcas se igualariam.
Te podría interesar
A diferença se explica pela decisão do técnico francês de poupar o time titular na partida contra a Tunísia, na fase de grupos. Além disso, a equipe não enfrentou nenhuma prorrogação nas oitavas contra a Polônia, nas quartas de final contra a Inglaterra ou na semifinal em que venceu Marrocos. Já a Argentina seguiu até os pênaltis para conseguir eliminar a Holanda nas quartas de final. As torcidas, entretanto, esperam que a disputa seja desempata com gols que garantam também o troféu e a medalha de ouro.
Correndo por fora
Embora Messi e Mbappé estejam mais perto do título, há uma possibilidade de outros jogadores despontarem como zebras na disputa pela artilharia do campeonato. O argentino Julián Álvarez e francês Olivier Giroud têm quatro gols cada, embora não tenham feito nenhuma assistência. Para levar o prêmio, um deles precisaria fazer dois gols, sem que nenhum dos outros que participam da disputa consigam fazer também.
Em busca do tricampeonato para a Argentina em sua provável última atuação em Copas do Mundo, Leonel Messi é também cotado ao título de melhor jogador do Mundial, façanha já alcançada em 2014, no Brasil, quando a Argentina perdeu a final para a Alemanha.