FÓRUM NA COPA

"Allez les Bleus": conheça a disputa judicial pelo canto da torcida francesa e quem já deteve os direitos

Criado por uma campanha publicitária, um imbróglio jurídico envolveu o slogan até 2009

Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Atual campeã da Copa do Mundo, tendo conquistado o título na Rússia em 2018, a comemoração da França foi um capítulo à parte, com uma adaptação do tradicional canto "Allez le bleus" em que os jogadores da seleção eram enaltecidos. Mas você conhece a origem deste cântico, que já foi objeto de contendas judiciais na França?

"Allez les Bleus", em tradução literal, significa "Vamos, Azuis", uma referência à principal cor dos uniformes da equipe francesa. Sua origem, entretanto, não vem do futebol.

Tabaco e Fórmula 1

Em 1977 uma marca de cigarros nacional patrocinou a equipe de fórmula 1 francesa Ligier, escuderia marcado apela cor azul de seus carros. O slogan "Allez le bleus" foi criado então pela equipe de publicidade da marca de tabaco e registrado no órgão responsável pelas patentes e registros de direitos no país, o Institut National de La Propriété Industrielle (INPI), tornando-se popular entre os franceses. 

Válido por 20 anos, o registro não foi renovado em 1997 em função de uma lei aprovada anos antes, em 1993, que proíbe qualquer propaganda de tabaco no país - o consumo de cigarros reduziu significativamente no país desde então. Aproveitando-se da lacuna de propriedade intelectual sobre o cântico, o empresário fã de automobilismo Mourad Bdai, da cidade de Vénissieux, a quase 500km de distância de Paris, garantiu a licença para si e passou a produzir produtos com a frase faltando poucos meses para a Copa do Mundo. Flâmulas, bolsas, copos e outros artefatos com a estampa "Allez le bleus" fizeram sucesso em toda a França, sendo distribuídos por grandes redes de supermercados. O lucro de Bdai durante o Mundial foi digno de nota.

Briga judicial

No ano de véspera da Copa seguinte a Federação Francesa de Futebol processou Mourad Bdai. A ação movida em 2001 reivindicava a propriedade da frase e a contenda judicial durou até 2006, tendo o empresário saído vitorioso após três julgamentos em primeira instância.

Em 2009 o Comité Olímpico Nacional e Desportivo da França (CNOSF) entrou com novo processo sob a alegação de que as pessoas compravam as mercadorias de Bdai acreditando se tratar de produtos oficiais da França, de forma que ele havia enriquecido às custas do esporte francês. Desta vez a Justiça deu razão à apelação e, em 2014, o órgão esportivo francês passou a ser o novo dono do slogan. Bdai não recorreu da decisão.

Final 

Neste domingo (18), a partir do meio-dia (horário de Brasília), sob os gritos "Allez les Bleus" da torcidada, a França enfrenta a Argentina na final da Copa do Mundo 2022 no Catar, no estádio Lusail. 

A versão de 2018, cantada pelos jogadores da seleção francesa em comemoração ao título, é uma mistura de French Urban Pop com Rhythm and Blues (R&B) do compositor francês de hip hop, R&B e pop urbano de origem marfinense Vegedream, e tem por título "Ramenez la coupe à la maison", ou seja, "Traga de volta a Copa para casa".

Confira a comemoração dos franceses em 2018 com tradução da letra na legenda: 

 

 

Com Globo Esporte

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar