FÓRUM NA COPA

Mbappé é comparado a Pelé por franceses

Assim como Pelé, que venceu a Copa de 1958 aos 17 anos na Suécia, Mbappé foi campeão na Rússia, em 2018, aos 18 anos, também muito jovem

Mbappé é comparado a Pelé por franceses.Capa do jornal esportivo L'Equipe de 17 de dezembro de 2022.Créditos: Reprodução/Twitter@lequipe
Escrito en ESPORTE el

O jornal esportivo francês, L’Equipe fez uma publicação icônica neste sábado (17), véspera da final da Copa do Mundo do Catar entre França e Argentina, que comparou o craque francês Kylian Mbappé ao Rei Pelé e deve render polêmicas e brincadeiras independente do resultado que os 90 minutos apresentarem.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Trata-se justamente da capa da edição da data. Nela, são colocadas lado a lado uma foto de Pelé durante a Copa de 1970, no México, com o punho cerrado nos braços de Jairzinho, e uma foto de Kylian Mbappé, também de punho cerrado nos braços de Olivier Giroud tirada neste ano.

Apesar da comparação parecer exagerada de forma geral, e até ofensiva para o torcedor brasileiro que tem uma relação sentimental com o Rei Pelé que não lhe deixa permitir quaisquer comparações, faz algum sentido.

Assim como Pelé, que venceu a Copa de 1958, na Suécia, aos 17 anos, Mbappé venceu a sua primeira Copa do Mundo também muito jovem, aos 18 anos, na Rússia em 2018.

Além disso, caso vença o duela de amanhã com a Argentina de Lionel Messi, Mbappé igualará um recorde do Rei: o de vencer duas Copas seguidas. Pelé foi campeão com o Brasil de forma seguida em 1958 e em 1962, no Chile. A Itália foi a outra seleção que conseguiu tal feito, mas a muito mais tempo – nas longínquas Copas de 1934 e 1938.

O jornal francês ainda destaca que após esse mundial, com as despedidas de Messi, Modric e Cristiano Ronaldo das suas seleções nacionais, a próxima Copa do Mundo ficaria carente de ver em campo um vencedor da Bola de Ouro, o prêmio de melhor do mundo. De acordo com o L’Equipe, Mbappé é quem tem mais potencial para ser essa atração daqui 4 anos.

Revelado em 2015 pelo Monaco e transferido para o Paris Saint-Germain dois anos depois, Mbappé coleciona 5 campeonatos franceses, um pelo Monaco e 4 pelo PSG, além de 3 Copas da França, 2 Copas da Liga Francesa e 2 Supercopas da França. Pela seleção, além da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, também foi campeão da Liga das Nações da UEFA em 2020-21.

Ainda está longe das 3 Copas do Mundo e dos 45 títulos conquistados por Pelé no Santos. De toda forma, é o principal nome dos franceses na busca pelo inédito tricampeonato mundial.