FÓRUM NA COPA

Seleção do Canadá chega a Copa do Mundo do Catar 2022 para sua segunda participação na história dos mundiais

Alphonso Davies, principal revelação da seleção canadense, nasceu em um campo de refugiados em Gana - seus pais fugiram da Libéria após a eclosão da Segunda Guerra Civil do país que iniciou em 1999; Saiba tudo sobre o Canadá

Alphonso Davies, ponta-esquerda do Bayern de Munique e da seleção do Canadá..Alphonso Davies, principal revelação da seleção canadense, nasceu em um campo de refugiados em Gana.Créditos: Chris Brampton/ Wikimedia Commons
Escrito en ESPORTE el

A Seleção do Canadá chega a Copa do Mundo do Catar 2022 com o difícil objetivo de desbancar as favoritas do Grupo F, Bélgica e Croácia, além do Marrocos, o outro participante, e coroar sua segunda participação na história dos mundiais com uma inédita e improvável ida às oitavas. Mas a tarefa não será fácil para a equipe.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Mesmo tendo sido sensação nas Eliminatórias da Concacaf, o time é formado basicamente por jogadores que atuam no próprio Canadá ou em ligas menos competitivas da Europa, como a liga belga. Os principais destaques da equipe são os atacante Alphonso Davies, do Bayern de Munique, e Jonathan David, do Lille (França), além do meia Stephen Eustáquio, do Porto de Portugal.

A única participação do Canadá em Copas do Mundo foi no México, em 1986, quando acabou eliminado na primeira fase após perder para a França por 1 a 0 e para Hungria e União Soviética, ambos placares por 2 a 0. Dessa vez, a seleção do Canadá chega a Copa do Mundo do Catar 2022 como a primeira colocada das Eliminatórias da Concacaf, fazendo 28 pontos no octogonal final da seletiva. O Canadá será o anfitrião da próxima Copa do Mundo, em 2026, ao lado de México e Estados Unidos, e assim já está garantido no seu terceiro mundial.

O Canadá estreia contra a Bélgica, no próximo dia 23 de novembro (quarta-feira), no estádio Ahmad bom Ali, às 16h de Brasília. Na sequência do Grupo F, os canadenses encaram a atual vice-campeã Croácia, no Internacional Khalifa, em Doha, domingo (27), às 13h. O encerramento da sua participação na fase de grupos acontece em partida contra o Marrocos, em primeiro de dezembro (quinta-feira), no Al Thumama, às 12h.

O que você precisa saber sobre a política no Canadá

O Canadá, assim como a Austrália, é um Estado governado em parceria entre a Família Real Britânica, com o Rei Charles III – sucessor da Rainha Elizabeth II – servindo como chefe de Estado em missões diplomáticas, e um governo local, federalista e parlamentarista, dividido pela Governadora-geral Mary Simon, que assume funções gerais de chefe de Estado, e o primeiro-ministro Justin Trudeau, o chefe de governo. O parlamento canadense é bicameral, e o país dispõe de uma Câmara dos Comuns (eleita proporcionalmente) e de um Senado que representa as dez províncias e três territórios. Ao contrário do que muitos pensam, a capital do país não é Toronto, sua cidade mais populosa, mas a cidade de Ottawa.

O que você precisa saber sobre a história do Canadá

O território do Canadá foi ocupado há milênios por diversos povos indígenas que, após a chegada das colonizações inglesa e francesa, a partir do século XV, passaram por acentuado processo de genocídio e etnocídio. Recentemente foram descobertas ossadas e documentos que comprovam uma prática de retirada de crianças indígenas, ao longo do século XX, das suas comunidades para seres forçosamente educadas em escolas religiosas. E digamos, o que acontecia dentro dessas escolas não era lá muito 'cristão'.

A região se unificou em 1867, quando as três colônias britânicas se uniram às já libertas, desde 1763, ex-colônias francesas para fundar o país. Mas apesar do fim do caráter estritamente colonial anterior à fundação, o país continuou sob a lei britânica até assinar o Estatuto de Westminster, nos anos 30 do século XX, que lhe deu mais autonomia. Em 1982, o Parlamento Britânico assinou o Canada Act que eliminou todos os vínculos legislativos e constitucionais entre o Reino Unido e o Canadá. Todavia a Família Real Britânica ainda pode representar o país em eventos diplomáticos.

O que você precisa saber sobre a economia do Canadá

Apesar do enorme território, o Canadá é um país com pouca população. De acordo com dados de 2021, o país tem cerca de 38 milhões de habitantes e PIB de quase 2 trilhões de dólares, o que o deixa com uma renda per capita de 52 mil dólares. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Canadá está em 0,936 e é o décimo quinto do mundo, considerado alto. O país apresenta baixos índices de pobreza.

Uma das nações mais ricas do mundo, o Canadá é membro da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do G8, além de ser uma das maiores nações comerciais do mundo. Detém uma economia mista e mantém altos índices de liberdade econômica – seus principais parceiros comerciais são os EUA, Reino Unido e Japão. Além disso, é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas, como trigo, cereais e óleo de canola. Com recursos naturais abundantes, o país também é forte na mineração e exportação de minérios, sobretudo zinco, urânio, ouro, níquel, alumínio e chumbo.

O que você precisa saber sobre a Cultura do Canadá

A cultura canadense é historicamente formada por indígenas, britânicos e franceses. Em relação aos indígenas, há diversas culturas com idioma próprio, música, culinária e cosmovisão distintas espalhadas pelo país. Muito das culturas indígenas, sobretudo jogos e esportes, tornaram parte da cultura canadense. Alguns exemplos são a canoagem e o cabo de guerra. Diversas palavras usadas no cotidiano canadense, como “barbecue” (churrasco) e “hurricane” (furacão) tem origens indígenas, assim como nomes de cidades e províncias, como a própria capital Ottawa. Além disso, por ter uma grande porção territorial que foi colonizada pela França, o francês figura ao lado do inglês como idioma oficial do país. A província de Quebec, com fortes influências francófonas, já chegou a apresentar movimentos separatistas.

A seleção do Canadá: Os jogadores que vão participar da Copa

Após se destacar nas Eliminatórias da Concacaf, terminando em primeiro lugar com 28 pontos ao lado do México no octogonal final, o Canadá pretende brigar pela improvável classificação no Grupo F, a fim de chegar mais “cascudo” no próximo mundial, em 2026, quando será um dos anfitriões. Para isso conta com um time em evolução, formado por muitos jogadores que se destacam na liga local, além de algumas estrelas que atuam na Europa.

Os principais destaques da equipe são os atacante Alphonso Davies, do Bayern de Munique, e Jonathan David, do Lille (França), além do meia Stephen Eustáquio, do Porto de Portugal.

Nascido em um campo de refugiados em Buduburam, Gana, Alphonso Davies tem dupla nacionalidade liberiana e canadense, e apenas 22 anos. Seus pais fugiram da Libéria após a eclosão da Segunda Guerra Civil Liberiana que iniciou em 1999. Ele é a principal revelação e esperança de gols da seleção do Canadá. Pode atuar tanto na lateral como na ponta-esquerda. Revelado pelo Vancouver Whitecaps, onde fez 12 gols em 81 jogos entre 2016 e 2018 e está desde então no Bayern de Munique, da Alemanha. Pela seleção canadense foram 12 gols em 34 jogos.