FÓRUM NA COPA

Catar perde por 2 a 0 para o Equador e se torna o primeiro país-sede a perder na estreia da Copa do Mundo

A seleção equatoriana fez um primeiro tempo seguro e intenso, com destaque para o atacante Enner Valencia que anotou dois gols; Segunda etapa esteve menos inspirada de maneira geral

Enner Valencia, atacante do Fenerbahce (Turquia) e da seleção do Equador.Enner Valencia marcou os dois da vitória do Equador sobre o Catar na Abertura da Copa do Mundo 2022. Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

A seleção do Equador venceu o Catar por 2 a 0, no jogo de abertura da Copa do Mundo neste domingo (20), no estádio de Al Bayt, em Al Khor, com dois gols do atacante Enner Valencia. Com o resultado, os cataris se tornaram o primeiro anfitrião da história das copas a perder em sua estreia.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

A partida começou disputada no aspecto físico, com três fortes trombadas logo de cara. Aos 2 minutos, o goleiro Al-Sheep, completamente estabanado, soltou uma bola na área que Torres emendou para o gol de meia bicicleta e Enner Valencia completou. Mas o placar não foi aberto, uma vez que o VAR encontrou um impedimento milimétrico de Estrada, com um pé adiante da linha que naquela jogada delimitada a irregularidade.

O Equador continuou pressionando os anfitriões até em bola enfiada na área aos 14 minutos, Enner Valencia foi derrubado. Pênalti. O próprio Valencia converteu: 1 a 0.

Logo em seguida o Catar tentou esboçar uma reação, mas a diferença técnica muito grande entre as seleções se fez presente e os cataris sequer acertaram a meta nas chances que tiveram. O Equador então voltou a pressionar e aos 30 minutos Caicedo rola para Torres que cruza da direita para Valencia acertar uma bela cabeçada, com a parte de trás da cabeça, é verdade, mas ainda assim uma finalização plástica, e ampliar o placar: 2 a 0.

Enner Valencia chegou a cinco gols em mundiais e, se marcar mais um, se iguala na artilharia histórica a Messi e Neymar. Após o gol, torcedores equatorianos ironizaram os chilenos, que sequer se classificaram para a Copa do Mundo do Catar, mas cuja rivalidade continental acabou aflorada por conta das disputas em tribunais esportivos envolvendo a escalação de Byron Castillo nas Eliminatórias, na qual os chilenos pediam que o Equador perdesse pontos, o que os favoreceria.

Antes do primeiro tempo acabar, Valencia sofreu uma forte entrada de Boudiaf e na segunda etapa acabou substituído aos 29 minutos. O Catar ainda perdeu um gol incrível com Almoez Ali antes do fim da primeira etapa.

O segundo tempo foi fraco. O Catar até tentou mas não conseguiu oferecer perigo aos equatorianos. Akram Afif perdeu uma chance aos 30 minutos e Muntari quase fez um golaço aos 40 minutos após erro da zaga na hora de cortar o lançamento vindo da zaga catari, mas o chute acabou indo fora. Do lado do Equador, o segundo tempo foi de pouca inspiração e nenhum susto além dos lances já citados.

Na próxima segunda-feira (21) as outras duas seleções do Grupo A, Senegal e Holanda, se enfrentam às 13h de Brasília no estádio Al Thumama, localizado na cidade de mesmo nome. No mesmo dia ocorrem as estreias do Grupo B, com Inglaterra e Irã enfrentando-se às 10h no Internacional Khalifa, e Estados Unidos e País de Gales às 16h no Ahmad bin Ali.

O Catar volta a campo na próxima sexta-feira (25) contra o Senegal, às 10h no Al Thumama; e no mesmo dia o Equador pega a Holanda às 13h no Internacional Khalifa – ambas partidas pela segunda rodada do Grupo A.