FÓRUM NA COPA

Embalada pelo vice-campeonato em 2018, Seleção da Croácia quer ir longe na Copa do Mundo do Catar 2022

Croatas participaram pela primeira vez em 1998, na França. Entre 1930 e 1990 competiram como Iugoslávia, país do qual a Sérvia, adversária do Brasil, também fazia parte; Saiba tudo sobre a Croácia

Modric, astro do Real Madrid e da seleção da Croácia..O meia Luka Modric, da Croácia, durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.Créditos: soccer.ru/Wikimedia Commons
Escrito en ESPORTE el

Embalada pelo vice-campeonato em 2018, Seleção da Croácia conta o astro Luka Modric para ir longe na Copa do Mundo do Catar 2022. Claro que repetir o feito da Rússia,quando chegou à final, será uma tarefa muito complicada até o final da competição. No entanto, para classificar-se às oitavas pelo Grupo F, a Croácia é uma das favoritas ao lado da Bélgica. Ainda enfrenta as seleções do Marrocos e do Canadá, que são consideradas mais fracas tecnicamente.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Os croatas participaram pela primeira vez da Copa do Mundo em 1998, na França, já separados da então Iugoslávia. Foi uma bela campanha de estreia. A Croácia venceu a Jamaica por 3 a 1, o Japão por 1 a 0 e perdeu por 1 a 0 para a Argentina. Nas oitavas de final venceram a Romênia enquanto viam a Iugoslávia cair para a Holanda. Nas quartas, massacraram a Alemanha, vencendo por 3 a 0, mas perderiam as semifinais para a anfitriã e futura campeã, França, por 2 a 1. Mais tarde venceram a Holanda na disputa pelo terceiro lugar.

Em 2002 (Japão e Coreia do Sul) e em 2006 (Alemanha) a Croácia acabou eliminada na primeira fase, assim como em 2014, no Brasil - quando perdeu por 3 a 1 para a seleção Canarinho no jogo de abertura em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Mas em 2018, na Rússia, foi a grande sensação da Copa do Mundo. Venceu a Nigéria por 2 a 0, a Argentina por 3 a 0 e a Islândia por 2 a 1, classificando-se em primeiro lugar no Grupo D. Nas oitavas de final bateu a Dinamarca nos pênaltis após empate em 1 a 1, e nas quartas venceu a anfitriã Rússia, também nos pênaltis, após empate em 2 a 2. Nas semifinais bateu a Inglaterra por 2 a 1 na prorrogação e acabou derrotada na final pela França, a algoz das suas boas campanhas, por a 4 a 2.

Entre 1930 e 1990 os croatas competiram como Iugoslávia, país do qual a Sérvia, adversária do Brasil na primeira rodada desta Copa do Mundo, também fazia parte. O país se separou após longa guerra civil ao longo dos anos 90 e em seguida foi acompanhado por Eslovênia, Macedônia do Norte e Montenegro. Outro país presente em Copas passadas que se separou, que inclusive fez final com o Brasil, em 1962, no Chile, é a Tchecolosváquia – atualmente dividida entre a Tchéquia (República Tcheca) e Eslováquia.

Para chegar ao Catar, a Croácia bateu a Rússia por 1 a 0 na última rodada do Grupo H das Eliminatórias Europeias e pôs fim à disputa, até então equilibrada, com vantagem de dois pontos para os russos. Com a vitória derradeira, em casa, a Croácia somou 23 pontos, um a mais que o rival. Ficaram pra trás Eslováquia, Eslovênia, Chipre e Malta. A Rússia acabou derrotada pela Polônia na repescagem.

A Seleção da Croácia estreia contra o Marrocos pelo Grupo F da Copa do Mundo do Catar 2022 na próxima quarta-feira (23), às 7h de Brasília, no estádio Al Bayt. Pela segunda rodada do Grupo F, encara o Canadá no domingo (27), no estádio Internacional Khalifa, às 13h. Encerrando sua participação na fase de grupos, a Croácia joga contra a Bélgica em primeiro de dezembro, às 12h, no estádio de Al Thumama.

O que você precisa saber sobre a política na Croácia

A Croácia é uma República parlamentarista em que o presidente Zoran Milanivic faz o papel de chefe de Estado e divide o poder com o primeiro-ministro Andrej Plenkovic, que é o chefe de governo. A capital do país, Zagreb, abriga não só o governo central, mas o principal clube de futebol croata, o Dínamo Zagreb.

O que você precisa saber sobre a história da Croácia

A região começou a se organizar politicamente no século VIII como o Principado da Croácia Dálmata, até que no ano 925 o então duque Tomislav foi coroado Rei dos Croatas. Mas o reino croata independente durou apenas até o século XI quando o país tornou-se vassalo dos reis húngaros – unindo seus territórios. Quando os Bálcãs foram invadidos pelo Império Otomano, a região sul ficou em suas mãos e recebeu influências da cultura otomana, incluindo a religião muçulmana, enquanto o norte, a Croácia, seguiu em mãos croatas, cristãs e húngaras.

Mais tarde, com a ascensão do Império Austro-Húngaro, a Croácia seguiu existindo como uma província até a criação da Iugoslávia em 1918, tornada possível após a Primeira Guerra Mundial que desintegrou os impérios Otomano e Austro-Húngaro. A fim de estabelecerem melhores comércio e defesa, croatas, sérvios e eslovenos se uniram em um só país, até que a invasão da Alemanha nazista, em1941, desmembrasse a união recém forjada. Na ocasião, Hitler nomeou o fascista Ante Pavelic como o líder do Estado Croata. Durante seu governo milhares de sérvios, judeus, ciganos e croatas dissidentes foram massacrados em campos de concentração pela Ustase, organização paramilitar que dava apoio ao regime. Esse período fez com que ressurgisse o ódio entre sérvios e croatas.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o general Josip Broz Tito havia expulsado os invasores nazistas e libertado todas as terras das repúblicas iugoslavas e unificado-as sob um Estado comunista. O ódio entre sérvios e croatas era então reprimido. Ao longo da Guerra Fria o país se manteve independente da União Soviética politicamente e, apesar de ser comunista, não era considerado um país satélite. Após a morte de Tito, em 1980, começou o processo de fragmentação da Iugoslávia que desembocou na vitória dos separatistas croatas em plebiscito de 1991.

Após anunciarem sua separação, um enorme conflito se deu com o território croata sendo invadido pelo exército federal iugoslavo, com hegemonia sérvia no comando. A intervenção seria para resguardar as minorias sérvias presentes no território croata. O conflito fratricida se estendeu até 1999, mas a Croácia já era considerada independente desde 1992 com ajuda da intervenção humanitária da ONU.

O que você precisa saber sobre a economia da Croácia

A Croácia é um país pobre da Europa. Com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes e PIB de 68 bilhões de dólares registrados em 2021, a renda per capita do país está em torno de 17 mil dólares. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado médio e está na cifra de 0,858.

A economia croata é baseada no setor de serviços e na indústria, além, é claro, do turismo que cumpre um importante papel dado o belo litoral verde no Mar Adriático de que o jovem dispõe. A Croácia tornou-se um “point” turístico europeu no últimos anos. Na indústria os principais setores são o químico e mecânico. O país sofre de altos índices de desemprego, considerado um problema estrutural.

O que você precisa saber sobre a Cultura da Croácia

A maioria dos croatas segue o catolicismo e a Igreja Católica Apostólica Romana tende a exercer uma grande influência na vida social croata. A principal devoção croata é à Virgem Maria, e diversas cidades do país possuem santuários dedicados à santa. Outro dado importante é a questão do nacionalismo e patriotismo croatas, muito presentes na sociedade, sobretudo pelo pouco tempo em que o país se tornou independente e do histórico de conflitos e problemas políticos que o povo vivenciou quando não teve autonomia. O país mantém artesanato e culinária típicos, e dispõe de feiras de rua onde é possível encontrá-los sobretudo nas cidades mais turísticas do litoral.

A seleção da Croácia: Os jogadores que vão participar da Copa

Para confirmar-se como uma das favoritas a classificação pelo Grupo F da Copa do Mundo, a Croácia dispõe de alguns jogadores que participaram da histórica campanha vice-campeã em 2018, como o astro Luka Modric, meia do Real Madrid, além do também meia Kovacic (Chelsea) e o atacante Perisic (Tottenham). Mas o técnico Zlato Dalic também aposta em jovens talentos croatas, a fim de já começar uma renovação e manter a Croácia presente nos próximos mundiais.

A principal estrela do time, Luka Modric, nasceu na cidade de Zadar em 1985, quando o país ainda se chamava Iugoslávia. Aos 37 anos, o meia começou a carreira no Dínamo Zagreb e ainda passou por Zrinjski (Bósnia-Herzegovina) e Inter Zapresic (Croácia) antes de transferir-se ao Tottenham, da Inglaterra em 2008. Modric está no Real Madrid desde 2012 onde foi tetracampeão do Mundial de Clubes, pentacampeão da Liga dos Campeões e tricampeão espanhol. Pela seleção disputou 150 partidas e marcou 21 gols.