PARIS 2024

Por que o futsal não está nas Olimpíadas?

Modalidade, mesmo popular em todo o mundo, tem fatores que jogam contra sua inclusão no programa olímpico

Futsal é popular, mas ainda não está no programa olímpicoCréditos: Kai_NITEandDAY/Pixabay
Escrito en ESPORTE el

Em toda edição dos Jogos Olímpicos, principalmente quando são apresentadas novas modalidades no evento, o brasileiro se pergunta: por que o futsal não é um esporte olímpico?

A questão é pertinente, já que a modalidade é um dos esportes mais populares e difundidos globalmente, um dos critérios para se definir a inclusão no programa olímpico.

De forma objetiva, o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que a modalidade tenha que ser praticada por homens em pelo menos 75 países em três continentes diferentes e, por mulheres, no mínimo em 40 países em três distintos continentes. Neste aspecto, o futsal cumpre os dois requisitos.

Mas há outros fatores que devem ser levados em conta na escolha. Um deles se relaciona à questão das finanças. "O Comitê Olímpico Internacional está tentando reduzir o custo das Olimpíadas, pois as cidades estão sendo mais cuidadosas com os fundos públicos que têm, e o interesse em sediar está diminuindo. Eles limitaram as Olimpíadas de Verão a 10.500 atletas", explica o jogador de futsal inglês Doug Reed, um dos maiores divulgadores da modalidade no mundo, ao site Futsal Feeds.

"Se o futsal fosse adicionado, isso significaria que um órgão regulador, a Fifa, teria quase 10% da cota de atletas para apenas quatro medalhas. Só consigo ver o futsal entrando se o futebol fosse removido, mas o futebol é um dos esportes mais lucrativos dos jogos. Novamente, quando o COI está tentando melhorar as finanças dos Jogos, não consigo vê-los removendo o futebol."

Há quem defenda essa troca, já que o torneio de futebol masculino não é disputado pelos melhores de cada seleção e os times que disputam a competição têm jogadores com no máximo 23 anos, slavo exceção de três atletas por equipe. Neste cenário, o futebol feminino continuaria nos Jogos Olímpicos, já que é considerado um torneio tão relevante quanto a Copa do Mundo.

O futuro do futsal nas Olimpíadas

Existe também uma outra questão para ser resolvida entre o COI e Fifa. A Copa do Mundo de futsal, assim como as Olimpíadas, é disputada de quatro em quatro anos e no mesmo ano dos Jogos Olímpicos.

Uma boa notícia ara os fãs do esporte é o fato de o futsal fazer parte das Olimpíadas de Verão da Juventude desde 2018, evento que teve o Brasil como medalha de ouro na categoria masculina.

O esporte será disputado nas próximas Olimpíadas da Juventude em Dacar, no Senegal, em 2026. E um dos critérios para uma modalidade olímpica é a capacidade de atração de novos públicos, em especial os jovens, o que ajudou que fossem incluídas modalidades como surfe, skate, escalada e, agora, do breaking, que estreia em Paris.

Além dos aspectos acima, o esporte também tem que ser referendado pela nação que sedia os Jogos. Para 2028, Los Angeles vai incluir críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse. Ainda não há proposição e nem definição para Brisbane 2032.