É público que os uniformes do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 receberam uma avalanche de críticas de internautas. A delegação brasileira conta com três tipos de trajes feitos por quatro diferentes fornecedores de roupas e calçados: Riachuelo, Havaianas, Peak e Mormaii.
A questão é que as críticas extrapolaram as redes sociais e chegaram até a atletas, que disputarão os Jogos, o que aumentou o mal-estar.
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Fernando Ferreira, atleta de decatlo conhecido como Balotelli, usou as redes sociais para expor sua frustração com os uniformes que recebeu na capital francesa.
“Vocês não têm ideia do quanto foi broxante receber o material da seleção. Sempre achei que nas Olimpíadas receberíamos uma mala de materiais, com tênis, roupas e sapatilhas, mas parece que não é bem assim para nós”, escreveu no X, antigo Twitter.
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Diante do cenário, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) resolveu se manifestar e rebateu as críticas. Porém, de uma forma surpreendente.
“Não é a Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então, nosso foco está nisso. A gente sempre tem comentários excelentes, basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais”, declarou Paulo Wanderley, presidente do COB.
O diretor de marketing da entidade, Gustavo Herbetta, foi na mesma linha e declarou que o debate é subjetivo. Ele mencionou que alguns gostaram, outros não.
“A gente, obviamente, participou de todo o processo de escolha desse uniforme, a gente aprovou com muito orgulho. Se precisasse a gente aprovaria esse uniforme de novo”, afirmou.
Ele destacou, ainda, que o uniforme tem elementos de brasilidade, foi feito por bordadeiras do Nordeste, “um patrimônio nacional”, disse, valorizando o semi-árido nordestino.
“Esse uniforme traz sustentabilidade no material, e elementos da moda parisiense, que algumas pessoas gostam mais, e outras pessoas gostam menos. Eu me recordo que quando a gente lançou o uniforme foi um sucesso absoluto, principalmente nas redes sociais”, apontou o dirigente.
Dirigentes estão satisfeitos com parceria com a Riachuelo
“A gente está nos Jogos Olímpicos de Paris, não na Paris Fashion Week. Então, o foco é a entrega esportiva, resultado esportivo, que todos aqui estão muito satisfeitos com a parceria com a Riachuelo”, acrescentou Herbetta.
Em seguida, Paulo Wanderley completou, “filosofando”: “O que que é arte? Arte é aquilo que você considera arte. E beleza está nos olhos de quem vê. Pronto, é isso. Essa é a mensagem que eu tenho a dar. E realmente estou muito satisfeito com o uniforme”.