CLIMÃO

VÍDEO - Skatista Rayssa Leal detona organização dos jogos olímpicos: "Sem condição"

A atleta, que está em Paris para participar das Olimpíadas, publicou um vídeo onde faz um desabafo sobre estrutura do evento

VÍDEO - Skatista Rayssa Leal detona organização dos jogos olímpicos.Créditos: Reprodução redes sociais / Twitter
Escrito en ESPORTE el

A skatista Rayssa Leal, que está em Paris para participar dos Jogos Olímpicos de 2024, publicou um vídeo em suas redes sociais desabafando sobre a falta de organização do evento.

Segundo o relato da atleta, ela e outros colegas skatistas ficaram mais de duas horas esperando o ônibus que os levaria de volta para a Vila Olímpica, após estarem na área de preparação que, de acordo com Rayssa, fica longe e não é possível retornar caminhando.

"A gente ia sair 16h20 daqui da pista pra ir pra Vila Olímpica pra poder comer, tomar um banho e descansar. Adivinha que horas são? 19h17. Está todo mundo esperando o ônibus chegar e não chega. Ninguém está entendendo [...] e não tem o que fazer. Nós não vamos sair daqui desse lugar pra ir pra Vila caminhando, não tem como. Sem condição, gente", desabafou Rayssa Leal.

Confira o desabafo de Rayssa Leal no vídeo abaixo:

Com Rayssa Leal, skate brasileiro deve ter número máximo de representantes em Paris 2024
 

A skatista e medalhista olímpica brasileira em Tóquio Rayssa Leal conquistou o título da primeira edição do Olympic Qualifier Series, em Xangai, na China. Com o resultado, ela garantiu um lugar nas Olimpíadas de Paris na categoria street.

O Brasil esteve presente nas finais do park e do street, feminino e masculino, com sete atletas, desempenho que deve assegurar o número máximo de representantes nos Jogos Olímpicos, doze no total.

Em Paris 2024, cada categoria vai contar com 22 atletas definidos com base no ranking mundial, mas com pelo menos uma vaga dedicada ao país-sede, um representante de cada continente e um máximo de três skatistas por país.

Como o Brasil tem hoje 14 nomes no top 20 do ranking mundial olímpico, é quase certo que garantirá todas as vagas. Na primeira etapa da série de classificação olímpica, foi o único país que contou com 24 representantes, limite máximo de atletas.

A segunda edição do Olympic Qualifier Series, que define todos os classificados para os Jogos de Paris, será realizada em Budapeste, na Hungria, entre 20 e 23 de junho.

Skate nas Olimpíadas

Modalidade estreante nos jogos de Tóquio, o skate será disputado em Paris em um torneio com preliminares e final realizadas em um único dia. A disputa será na Praça da Concórdia, na capital parisiense, com o street feminino abrindo as competições em 27 de julho (sábado) e o masculino da categoria no dia seguinte (domingo).

Já o park feminino será disputado em 6 de agosto (terça-feira), com o masculino realizado no dia seguinte (quarta).

Diferença entre street e park

Tanto no street quanto no park, a prancha sobre roda é a mesma e os atletas devem executar suas manobras mais atendendo a  critérios que serão julgado conforme a dificuldade, velocidade, execução e estilo.

No street, categoria de Rayssa Leal, os participantes realizam manobras em um espaço que remete a um ambiente urbano, com escadas, corrimãos e desníveis. Já no park, o skatista faz um percurso mais longo e por tempo, com obstáculos diferentes que possibilitam manobras com maior velocidade e impulso.