O presidente da França Emmanuel Macron se reuniu na terça-feira (21) com o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Um dos pontos da pauta foi a liberação do jogador francês Kylian Mbappé, que deve ter sua contratação anunciada pelo clube espanhol nos próximos dias, para disputar as Olimpíadas de Paris pela seleção francesa de futebol masculino.
A reunião entre ambos foi confirmada pela ministra do Esporte francesa, Amélie Oudéa-Castéra, neste sábado (25). O próprio Macron também falou sobre o encontro no mesmo dia, quando assistiu à final da Liga dos Campeões Feminina entre FC Barcelona e Lyon, em Bilbao, na Espanha. "Tive uma conversa com o presidente Pérez sobre vários temas", declarou.
Te podría interesar
"Tive uma troca de ideias com o senhor Pérez sobre vários assuntos. O presidente da República teve um momento especial com ele", pontuou a ministra do Esporte. "Mas acho importante lutarmos para que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam um grande sucesso popular. E Kylian [Mbappé], por tudo que ele representa, é normal [que apoiemos sua participação nas Olimpíadas], não devemos esconder."
Os clubes de futebol não são obrigados a liberar seus atletas para a disputa das Olimpíadas e o Real Madrid enviou uma carta à Federação Francesa de Futebol anunciando que não iria liberar nenhum atleta estrangeiro para os Jogos de Paris. Mas, segundo a imprensa do país, o jogador de 25 anos ainda negocia sua participação. Ele falou sobre o assunto na quinta-feira (24).
Te podría interesar
"Sempre disse que as Olimpíadas de Paris seriam um evento especial e que queria estar lá. Minha ambição mudou? Não. A decisão final cabe sempre à mesma pessoa. Depois, como disse, estou numa idade em que qualquer que seja a decisão, serei feliz. Mas os Jogos Olímpicos são especiais, especialmente em Paris. Quando eu souber, falarei sobre isso", declarou o jogador.
A seleção olímpica da França é treinada pelo ídolo Thierry Henry, "carrasco" da seleção brasileira na Copa de 2006. São permitidos apenas três atletas acima dos 23 anos na disputa do futebol masculino, não havendo restrições de idade na competição de futebol feminino.
Seleção brasileira de futebol masculino fora dos Jogos
Atual bicampeã olímpica, a seleção brasileira de futebol masculino não conseguiu assegurar classificação para as Olimpíadas de Paris. No pré-olímpico disputado em fevereiro na Venezuela, o time dirigido por Ramon Menezes ficou em terceiro lugar, atrás de Paraguai e Argentina.
Além das duas seleções sul-americanas e da anfitriã França, a competição de futebol masculino contará com Egito, Marrocos, Mali, Guiné, Estados Unidos, República Dominicana, Espanha, Israel, Ucrânia, Nova Zelândia, Iraque, Uzbequistão e Japão.