A equipe de ginástica rítmica do Brasil conquistou um resultado histórico neste sábado (11). No segundo dia da Challenge Cup de Ginástica Rítmica Portimão 2024, no Algarve, costa sul de Portugal, as brasileiras garantiram a medalha de prata no conjunto geral, melhor resultado do país na história da competição.
O Brasil conseguiu 68.850 pontos, a segunda melhor nota na soma de apresentações. O quinteto brasileiro, formado por Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Deborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio, ficou atrás apenas da Espanha, que obteve o ouro com 70.300 pontos. A equipe da França, com 65.050, levou a medalha de bronze.
Te podría interesar
Com o resultado, a equipe brasileira assegurou vaga na final por aparelhos neste domingo (12).
No conjunto geral, prova em que o Brasil já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, são somadas as notas de duas rotinas, uma de um aparelho (que conta com cinco arcos) e a outra mista (três fitas e duas bolas).
Te podría interesar
Feito inédito no individual da ginástica rítmica
Além do resultado no conjunto geral, o Brasil também fez história no individual.
Bárbara Domingos, que já tinha assegurado vaga na final do aparelho com bola neste domingo com um sétimo lugar na classificatória, também vai disputar a final das maças após um quinto lugar. Ela já estava classificada para as finais do arco.
A ginasta Geovanna Santos, a Jojo, disputa a final das maças após ter obtido uma sétima posição. É a primeira vez na história que o Brasil conta com duas representantes em uma mesma final de aparelho nesta modalidade.