Lutadoras brasileiras do wrestling tentam nesta sexta-feira (10) assegurar vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Pré-Olímpico Global de Luta, que está sendo disputado na cidade de Istambul, na Turquia, é a última chance do país manter uma tradição de contar com pelo menos um representante na modalidade desde 2004.
Kamila Barbosa (na categoria até 50 kg), Sabrina Gama (53 kg), Giullia Penalber (57 kg) e Laís Nunes (62 kg) disputam as eliminatórias do estilo livre feminino e precisam chegar ao menos até as semifinais para disputar uma das três vagas para as Olimpíadas.
Te podría interesar
Um dos destaques da delegação brasileira, Giullia Penalber foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. Ela quase conseguiu classificação para os Jogos de Tóquio, em 2021, mas, àquela época, precisava chegar à final no Pré-Olímpico de Ottawa, no Canadá, terminando a competição na terceira posição.
São 54 vagas em disputa na competição de Istambul, três em cada categoria de peso nos três estilos de luta: estilo livre feminino e masculino e greco-romano masculino.
O Brasil no primeiro dia do wrestling
No primeiro dia de combates no Pré-Olímpico, o lutador brasileiro Joilson Junior perdeu na rodada inicial da luta greco-romana na categoria até 77kg e foi eliminado.
Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ele enfrentou o russo Tsimur Berdyieu. A luta durou um minuto e quarenta segundos, e Joilson foi derrotado por 9 a 0. Por conta da sequência do seu adversário, não teve a chance de disputar a repescagem.
No sábado (11), o Brasil ainda conta com Pedro Samuel Gonçalves no estilo livre (86kg). É possível acompanhar as lutas do Pré-Olímpico por meio das plataformas de streaming pago UWW+ e FloWrestling.