OLIMPÍADAS

Brasileiros do wrestling têm última chance de ir aos Jogos de Paris 2024

Pré-Olímpico disputado em Istambul, na Turquia, define as últimas vagas a partir desta quinta (9)

Escrito en ESPORTE el

Os atletas do wrestling, modalidade também chamado de luta olímpica, terão sua última chance de ir a Paris 2024 no Pré-Olímpico Global de Luta, que será disputado na cidade de Istambul, na Turquia, a partir desta quinta-feira (9).

No total, são 54 vagas em disputa, três em cada categoria de peso nos três estilos de luta (etilo livre feminino, estilo livre masculino e estilo greco-romano masculino).

A competição é disputada com rodadas eliminatórias até as semifinais. Os dois finalistas garantem duas vagas para seus países e a terceira sairá da luta extra entre os dois medalhistas de bronze, após as lutas de repescagem.

Desde 2004, o Brasil sempre conta com representantes no wrestling. Desta vez, a delegação brasileira tem quatro atletas no estilo livre feminino para buscar as vagas nos Jogos, com Kamila Barbosa, Sabrina Gama Tapajós, Giulia Penalber e Laís Nunes. Além delas, Joílson Júnior compete no greco-romano e Pedro Samuel Gonçalves no estilo livre.

Luta olímpica está nos Jogos desde o início das Olimpíadas

O wrestling/luta olímpica está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, e esteve ausente apenas nos Jogos de Paris de 1900. Já em 1908, entraram os estilos livre e greco-romano. Em Atenas 2004, as mulheres estrearam na modalidade.

No estilo livre do wrestling, é possível utilizar as pernas para atacar e defender, enquanto no greco-romano é permitido utilizar somente os braços, com golpes do tronco para cima.

É possível acompanhar o Pré-Olímpico pelas plataformas de streaming pago UWW+ e FloWrestling.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar