ESTUPRADORES

Por que Robinho ‘comemora’ julgamento de Daniel Alves: “Vão esquecer um pouco de mim”

Os dois ex-jogadores da seleção brasileira são acusados de estupro na Europa; Atacante costuma participar de jogos-treino da Portuguesa Santista e frase teria sido dita em resenha após partida

Robinho no Santos.Créditos: Assecom/Santos FC
Escrito en ESPORTE el

O julgamento de Daniel Alves, acusado de estupro na Espanha, que começou nesta segunda-feira (5) em Barcelona foi assunto de uma resenha após um jogo-treino da Portuguesa Santista semanas atrás, conforme publicado pela coluna do Fabiano Farah no portal R7. A pauta da resenha ocorreu justamente porque o atacante Robinho, condenado na Itália pelo mesmo crime, esteve presente na partida.

O atleta costuma participar de jogos-treino da Briosa, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista. Robinho teria formado um time com amigos seus para jogar contra a Portuguesa Santista no âmbito da sua preparação para a competição.

Após o jogo, foi questionado pelos amigos, em tom de brincadeira, sobre o julgamento de Daniel Alves. Na resposta, dada em tom de brincadeira segundo o colunista, ele teria comemorado os holofotes da imprensa sobre o ex-colega de seleção brasileira.

“Esse lance do Daniel Alves é bom para mim. Assim vão falar mais dele. Vão esquecer de mim”, declarou Robinho, na resenha após o jogo realizado no Estádio Ulrico Mursa, em Santos.

Em dezembro de 2020, Robinho foi condenado a 9 anos de prisão na Itália pelo estupro de uma jovem albanesa ocorrido em 2013, quando ele era atleta do Milan. Em janeiro de 2023 a condenação foi confirmada pelo mais importante tribunal italiano, equivalente ao nosso STF. A partir de então, começou o debate jurídico sobre a extradição ou não do atleta.

O Ministério Público Federal se manifestou em novembro ao Superior Tribunal de Justiça brasileiro. Segundo seu parecer é recomendado que Robinho cumpra seus 9 anos de pena no Brasil. Os procedimentos legais e regimentais para a transferência de execução penal, ou seja, para a possibilidade da pena estipulada pelos italianos ser cumprida por aqui, estariam em ordem.

Mas apesar da iminência de ficar 9 anos preso, Robinho não parece perder o sono. Segue morando na Baixada Santista com sua família e sempre fala com alguma tranquilidade sobre o caso. Sob recomendação dos advogados, ele tem evitado encontros públicos e fotos com fãs.

Em todo caso, e apesar do que era esperado por Robinho, o julgamento de Daniel Alves o recolocou em evidência nos meios de comunicação.