FUTEBOL

CPF no estádio: governo vai identificar criminosos por ingresso em partidas

Projeto do governo Lula promete redução do cambismo e aumento da segurança nas arquibancadas

Maracanã será o primeiro estádio a receber as novas mudanças de segurança com o governo federalCréditos: CCBYSA
Escrito en ESPORTE el

O governo Lula, através de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério dos Esportes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram nesta quarta-feira (20) o Projeto Estádio Seguro, que busca integrar dados de segurança pública com o acesso nos estádios.

O projeto, que vai ser instaurado em fase piloto no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partir de agora, o CPF dos torcedores será obrigatório na compra de ingressos. Na hora de ingressar no jogo, pessoas com restrições judiciais - como mandados de prisão - poderão ser presas pela polícia e identificadas.

Cambismo e crimes

Outro foco é identificar se o torcedor não está usando o CPF de uma pessoa falecida para entrar no estádio. Assim, parte do negócio dos cambistas pode ser freado.

"Nos testes a gente pegou gente tentando entrar no estádio com CPF de morto. O cambista compra o ingresso com o CPF dele e depois tenta comprar outro com o CPF inválido. Não compre ingresso de cambista porque se ele for inválido na catraca, você não vai entrar", destacou o secretário- executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli

"Nós estamos fortalecendo as ações de segurança pública em todas as áreas, além da operação escola segura, hoje começamos a operação voltada aos esportes", disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “A nossa nação é muito grande, para uni-la é muito difícil. E uma das formas de uni-la, de fortalecer os laços interpessoais, é nós termos a conjugação de narrativas quanto ao passado, projetos quanto ao futuro e símbolos da nacionalidade. Um desses símbolos é a Seleção Brasileira de Futebol. Mesmo que a gente fique mal humorado aqui e acolá, mesmo que a gente não goste de um ou outro aspecto, mas quando chega na Copa do Mundo todo mundo se entusiasma e se une em torno desse símbolo do Brasil”, completou o ministro ao firmar um pacto com a CBF.

A ideia do governo é aumentar a segurança nos estádios para viabilizar a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.