ELEIÇÕES 2024

TRE substitui 12 urnas na capital de São Paulo no início da votação

Disputa de segundo turno acontece em 51 cidades do país, com empate entre candidatos em 6 das 15 capitais; saiba como justificar o voto

Urnas são trocados em diferentes cidades de São Paulo, segundo TRE-SP.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en ELEIÇÕES 2024 - APURAÇÃO el

Durante as primeiras horas do segundo turno das eleições deste domingo (27), 19 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado de São Paulo devido a problemas. Esse total representa apenas 0,042% das 44.928 urnas em funcionamento, das quais 12 (0,045%) estavam na capital. As informações foram apresentadas no primeiro boletim do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Cidadãos de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas mais uma vez para escolher seus prefeitos para os próximos quatro anos. Nesta edição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implementou pela primeira vez o horário unificado para o segundo turno das eleições municipais. O TSE destacou que "quem não participou do primeiro turno tem a oportunidade de votar no segundo", ressaltando que cada turno é tratado de forma única.

A votação está sendo realizada em 18 municípios do estado de São Paulo, entre os quais se destaca a capital paulista, que concentra 60% do total de eleitores, somando mais de 9,3 milhões de pessoas aptas a votar.

Empate técnico em 6 das 15 capitais

Levantamentos realizados pelos institutos Datafolha e Quaest neste sábado (26) nas 15 capitais que irão realizar segundo turno indicam um cenário de empate em várias localidades e disputas acirradas à véspera do pleito. Em Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Campo Grande, os candidatos aparecem empatados nas intenções de voto, tanto de maneira numérica quanto técnica, com margens de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

A pesquisa também aponta um quadro de forte competitividade em Belo Horizonte e Goiânia, onde as lideranças estão próximas das margens de erro, sugerindo uma disputa acirrada entre os candidatos do PL de Jair Bolsonaro, além de São Paulo, com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos (43%) e do MDB, Ricardo Nunes (57%), dos votos válidos. 

Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) possui 49% dos votos, enquanto André Fernandes (PL) lidera com 51%. Em Cuiabá, Lúdio (PT) e Abílio (PL) estão empatados em 50%. O PL, que já elegeu dois prefeitos no primeiro turno, está concorrendo em nove capitais, com quatro situações bastante incertas. 

Além disso, em cidades como João Pessoa, Aracaju, Porto Alegre e Belém, os candidatos que lideram as pesquisas têm uma vantagem considerável. O mesmo deve ocorrer em Porto Alegre, onde Sebastião Melo (MDB) detém 63% dos votos em relação a Maria do Rosário (PT), também indicando reeleição.

Em Natal, o candidato Paulinho Freire (União Brasil) segue pouco à frente de Natália Bonavides (PT) na busca pela prefeitura da capital potiguar, embora a diferença entre eles tenha caído significativamente. De acordo com a sondagem, Paulinho tem 53,1% das intenções de votos se forem considerados apenas os votos válidos (52,2% no total), contra 46,9% de Natália, a postulante de esquerda (que obteve 46,2% nos votos totais).

LEIA TAMBÉM: Natália Bonavides e Maria do Rosário estão entre candidatas que mais receberam ataques no 2º turno

Como justificar o voto

Para quem não for ou não puder votar neste domingo (27), também é possível justificar o segundo turno. Confira a seguir o passo a passo para realizar o procedimento pela internet, pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE:

E-Título

  • Para baixar o e-Título, basta procurar o aplicativo na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
  • Após a instalação, clique em "Começar no e-Título", concorde com os termos e condições e clique em "Continuar";
  • Em seguida, informe alguns dados como nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;
  • Clique em "Entrar no e-Título";
  • Confirme seus dados como local de votação, telefone, profissão e clique em "Finalizar";
  • Digite sua senha e clique em "Continuar";
  • Caso o aplicativo peça uma confirmação da sua identidade por meio de uma selfie, clique em "Sim" e depois em "Prosseguir".
  • Selecione "Justificativa de Ausência";
  • Informe se a justificativa é referente ao 1º ou ao 2º turno;
  • Apresente uma justificativa clara e objetiva;
  • O sistema pedirá que você anexe documentos comprobatórios, como atestados médicos ou passagens;
  • Após preencher todos os campos, clique em "concluir" para finalizar o envio.

No site do TSE

  • Vá até a página oficial do Tribunal Superior Eleitoral;
  • Clique na opção "Iniciar requerimento de justificativa" na seção apropriada;
  • Preencha suas informações: Forneça seu número de título de eleitor, nome completo e data de nascimento;
  • Indique se a justificativa é para o 1º ou 2º turno;
  • Assim como no aplicativo, será necessário anexar um documento que comprove a ausência;
  • Após enviar, você receberá um protocolo por e-mail para acompanhar o status do seu requerimento.

Presencial

Se você preferir, pode justificar sua ausência pessoalmente. Basta entregar o formulário em um posto de atendimento eleitoral ou nas mesas designadas para esse fim nos locais de votação no dia da eleição.