A movimentação portuária brasileira atingiu um recorde histórico em 2024, com 1,32 bilhão de toneladas movimentadas — um crescimento de 1,18% em relação a 2023, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os portos públicos lideraram o avanço, com alta de 5,13% (474,4 milhões de toneladas), enquanto os terminais privados registraram 847,9 milhões de toneladas.
Os portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR) se destacaram, com aumentos de 2,05%, 8,78% e 1,65%, respectivamente. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu o resultado aos investimentos em modernização e sustentabilidade:
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"Somente em 2024, mais de R$ 1 bilhão foi investido na modernização e expansão da infraestrutura portuária. A expectativa é de que sejam investidos R$ 1,7 bilhão até o fim do ano."
As cargas contêinerizadas cresceram 20%, totalizando 153,3 milhões de toneladas. Entre os destaques, o trigo registrou alta de 39,51% (9,03 milhões de toneladas), seguido por gás de petróleo (35,31%) e combustíveis/óleos (23,63%).
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Os portos, responsáveis por 95% das exportações do país, impulsionaram o superávit comercial de 2024, que alcançou US$ 74,5 bilhões (R$ 424,6 bilhões) — o segundo maior da história. Os dados reforçam o papel estratégico do setor para a economia nacional.