VAREJO

Efeito Lula: setor do comércio tem melhor ano desde 2012

Varejo se recuperou com avanço de 4,7%, mostra Pesquisa Mensal do Comércio

Varejo atinge resultado positivo em 2024Créditos: Marcos Oliveira/Agência Senado
Escrito en ECONOMIA el

O setor do comércio varejista encerrou 2024 com um crescimento de 4,7% nas vendas, o melhor desempenho anual desde 2012, quando o avanço foi de 8,4%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.

Apesar de uma leve variação negativa de 0,1% em dezembro em comparação com novembro, o resultado foi considerado estável, com a média móvel trimestral encerrando o ano sem variação (0,0%).

O crescimento de 2024 levou o índice de volume de vendas, com ajuste sazonal, a atingir novos recordes sucessivos, algo que não ocorria desde 2020. O patamar máximo foi alcançado em outubro, consolidando um ano de recuperação significativa para o varejo.

“Um aspecto importante sobre o varejo restrito na perspectiva anual é de que, na margem, viemos de dois meses de estabilidade (novembro e dezembro). No entanto, vale lembrar que essa estabilidade sustenta um patamar recorde que foi atingido em outubro de 2024, ou seja, é uma estabilidade na alta”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, à Agência de Notícias do IBGE.

O desempenho positivo reflete a retomada do consumo e a melhora nas condições econômicas ao longo do ano. O setor, que enfrentou desafios durante a pandemia, conseguiu se recuperar e superar expectativas, atingindo marcas históricas em seu volume de vendas.

Com esse resultado, o comércio varejista consolida uma trajetória de crescimento, reforçando sua importância para a economia brasileira e indicando um cenário favorável para o início de 2025.

Com informações de Agência Gov

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar