ECONOMIA

Efeito Lula: setor de serviços cresceu 3,1% em 2024

Apesar de recuo em dezembro, setor cresceu de maneira estável em 2024

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en ECONOMIA el

O setor de serviços encerrou 2024 com um crescimento de 3,1%, marcando o quarto ano seguido de resultados positivos, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (12).

Apesar de um recuo de 0,5% em dezembro, o volume de serviços acumulou uma alta de 27,4% entre 2021 e 2024, um recorde na série histórica iniciada em 2012.

Rodrigo Lobo, gerente da PMS, destacou que "cada ano traz uma história distinta" no desempenho do setor. Em 2024, os serviços de informação e comunicação (6,2%) e profissionais, administrativos e complementares (6,2%) foram os principais impulsionadores do crescimento.

"No ramo de informação e comunicação, destacaram-se telecomunicações e serviços de TI. Já em serviços profissionais, os avanços vieram de agenciamento de espaços de publicidade, atividades jurídicas e intermediação de negócios via aplicativos e e-commerce", explicou Lobo.

Por outro lado, o setor de transportes foi o principal ponto negativo, pressionado pela queda no transporte rodoviário de cargas, que refletiu a menor safra agrícola de 2024. Apesar disso, o setor de serviços permanece 15,6% acima do nível pré-pandemia e apenas 1,9% abaixo do pico histórico de outubro de 2024.

A recuperação pós-pandemia também foi destacada por Lobo, que lembrou que, em 2021, o setor cresceu 10,9%, recuperando as perdas de 2020. Nos anos seguintes, o transporte rodoviário de cargas e o setor de tecnologia foram os grandes impulsionadores. "Em 2022, o transporte aéreo e coletivo de passageiros voltaram a crescer com a retomada da mobilidade urbana", acrescentou.

O turismo também teve desempenho positivo, com alta de 3,5% em 2024, impulsionado por estados como São Paulo (4,1%) e Rio de Janeiro (1,4%). Já o transporte de passageiros cresceu 2,8% no ano, enquanto o de cargas recuou 2,3%.

Apesar do recuo em dezembro, o setor de serviços consolidou um ciclo de crescimento robusto, impulsionado pela recuperação econômica e pelo aumento do consumo de serviços prestados às famílias, como restaurantes e hotéis

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar