O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participou nesta sexta-feira (14) de um encontro com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Durante a reunião, a questão da alta dos juros foi um dos assuntos mais citados pelos presentes.
Entre os presentes, estava a empresária Luiza Trajano, CEO do Magazine Luiza. Em sua fala, Trajano enquadrou o presidente do BC, pediu para ele não mais adiantar a alta dos juros e afirmou que a atual política do Banco Central "não está dando certo".
Te podría interesar
"Cada vez que aumenta um ponto nos juros, não são 40 que aumentam no déficit, são 80 bilhões que aumentam [...] Eu só quero falar aqui em nome do setor varejista. O varejo é aquele que primeiro sofre e é o primeiro que demanda, é dele que sai tudo. A pequena e média empresa não aguenta mais sobreviver com isso. Não tem condição disso, e é ela que gera o emprego hoje", iniciou Luiza Trajano.
Em seguida, Trajano afirmou que a fórmula atual do BC não está dando certo: "A gente conversou, e eu queria pedir para ele [Gabriel Galípolo]: por favor, ter uma outra forma... porque assim, essa fórmula não está dando certo. A gente tem que pensar fora da caixa [...] nós temos que sair do diagnóstico e passar para a ação, senão nós vamos ter sempre o 'Brasil do futuro'."
Te podría interesar
A CEO do Magazine Luiza continuou: "Então, pedi pra ele, por favor, não comunicar mais que vai ter aumento de juros, porque aí já atrapalha tudo desde o começo. Obrigado, Galípolo... a gente está com muita esperança."
Em seu comentário final, Gabriel Galípolo não respondeu diretamente às questões levantadas, mas assegurou que o BC atua diariamente para garantir o "bem comum" da população brasileira.
Confira o momento no vídeo abaixo: