A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que vai manter em fevereiro a bandeira verde, a menos onerosa, para a cobrança pelo fornecimento de energia elétrica pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
É a terceira vez consecutiva que a tarifa mensal não terá acréscimo. A cor da bandeira é decidida mês a mês e reflete a variação dos custos de geração de energia aferida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.
Te podría interesar
Segundo a agência, “o volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”. Nenhum adicional será cobrado na conta “devido à previsão da geração hidrelétrica favorável” no próximo mês.
Impacto das chuvas
Nos meses chuvosos no Brasil, os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam maior volume, dispensando a geração de energia pelas termoelétricas, que são mais caras.
Te podría interesar
A bandeira atual está em vigor desde dezembro do ano passado, quando a agência mudou a cor de amarela para verde após o fim do período de seca e o aumento das chuvas no país.
O sistema de bandeiras, criado em 2015, informa ao consumidor a necessidade de economia em razão da variação do preço para a produção de energia elétrica.
Com informações da Agência Brasil