A Petrobras fechou contratos no valor de US$ 1,027 bilhão com a empresa Constellation para o uso de dois navios especializados em perfuração.
Esses navios, chamados Laguna Star e Tidal Action, serão usados para explorar e perfurar poços de petróleo no campo de Roncador, na Bacia de Campos, a partir de 2025.
Te podría interesar
Eles conseguem operar em águas profundas, entre 1.200 e 2.000 metros, e cada navio será alugado por dois anos e meio, com o fim de observação desses campos.
Parte do acordo exige que pelo menos 30% do trabalho envolva empresas e recursos locais, fazendo uma transferência de recursos em favor da economia brasileira.
Te podría interesar
Além disso, o contrato deve gerar 250 novos empregos na Tidal Action e manter 250 vagas no Laguna Star.
Esses navios são equipados com tecnologia avançada para perfurar e fazer manutenções em poços no fundo do mar, sendo preparados para lidar com emergências e operar em águas muito profundas, usando um veículo controlado remotamente (ROV), uma espécie de "drone submarino".
O campo de Roncador é explorado de maneira conjunta com a petroleira Equinor, de origem norueguesa. A Petrobras detém 75% da participação do campo de Roncador e a Equinor possui 25% dos royalties em cima da extração.
Com informações de Agência Petrobras de Notícias.