ECONOMIA

PIB será mais alto do que o esperado e inflação seguirá sob controle, diz Boletim Focus

Primeiro relatório depois da indicação de Galípolo para presidência do BC é publicado

Escrito en ECONOMIA el

De acordo com o Boletim Focus publicado nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central, a economia do Brasil deve crescer acima do esperado em 2023, e a inflação deve se manter no mesmo patamar ao longo do ano.

O Boletim Focus é um relatório semanal divulgado pelo Banco Central do Brasil que compila as expectativas de mercado sobre indicadores econômicos, como inflação, taxa de juros, câmbio e crescimento do PIB. As previsões são baseadas em informações de economistas de instituições financeiras e consultorias, sendo uma voz do chamado "mercado".

Este é o primeiro relatório do tipo desde que o presidente Lula confirmou o nome de Gabriel Galípolo para substituir Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central.

Galípolo não promete uma mudança radical na política de taxa de juros, mas está alinhado ao ministro da Fazenda Fernando Haddad e ao presidente Lula em termos monetários.

O nome dele não alterou drasticamente as previsões do mercado para os anos futuros, enquanto que a previsão dos dados para 2024 tem sido favorável ao governo.

O relatório revisou positivamente a expectativa da PIB, revisou positivamente a inflação em um ponto percentual, apontou queda no IGP-M e queda na dívida, além de resultado primário melhor do que o esperado.

A projeção do PIB de 2024 foi revisada para 2,46, um incremento de 0.26% na comparação com a previsão do mês passado e 0.03% com a semana anterior. A inflação deve seguir no patamar de 4,26% segundo os economistas. A taxa de juros deve se manter em 10,50%, com previsão de queda de 0,5% para 2025 (10%).