ECONOMIA

Haddad: "a economia vai crescer mais de 3% este ano"

Ministro deu entrevista celebrando resultados econômicos e cobrando queda nos juros

Ministério da Fazenda tem garantido resultados positivosCréditos: Diogo Zacarias/MF
Escrito en ECONOMIA el

O ministro da Fazenda Fernando Haddad está confiante no crescimento da economia brasileira. Em entrevista ao CanalGov, o chefe da pasta garantiu que o Brasil irá crescer 3% - mais do que a média mundial - em 2024.

A projeção é o dobro do esperado pelo mercado em 29 de dezembro de 2023, no último Boletim Focus do ano passado, que previa 1,52% de crescimento do PIB para este ano.

“A economia vai crescer mais de 3% este ano. A geração de emprego será recorde, e nós não podemos nos acomodar”, afirmou o ministro na entrevista.

Além disso, o ministro mostrou preocupação com a rolagem da dívida e estabeleceu que os juros devem cair para melhorar os resultados das contas do governo.

“Não temos dívida externa, mas precisamos controlar nossa dívida interna. Esse juros tem que cair para que essa rolagem [da dívida] seja sustentável”, explicou.

Haddad celebra resultados e diz que não é hora de se acomodar (Foto: Diogo Zacarias/MF)

A expectativa é que com Gabriel Galípolo, no cargo de presidente do Banco Central a partir de janeiro, a Selic se reduza e colabore para o crescimento do país.

Em coletiva no dia de ontem, Haddad reforçou suas projeções. 

“Diziam que o Brasil iria crescer 1,5% este ano. Mas crescemos quase 1,5% no segundo trimestre. Em um trimestre o Brasil cresceu o que o mercado tinha projetado para o ano inteiro”, disse.

“O Brasil tem desafios. Não podemos negar que os desafios estão colocados para essa agenda funcionar, mas negar as oportunidades que este país tem, aí é crime de lesa-pátria”, completou o ministro.

Com informações de Agência Gov e Ministério da Fazenda.

Temas