MCDONALD'S

McDonald's: a surpreendente história do McFish, o lanche mais polêmico da rede

Origem do lanche tem motivo inusitado e se relaciona com o catolicismo nos EUA

McFish tem uma história ligada à PáscoaCréditos: Tomomarusan
Escrito en ECONOMIA el

Nesta segunda-feira (1), uma postagem nos EUA viralizou contando a história do McFish. Você sabia que o sanduíche Filet-O-Fish - como é conhecido pelos gringos - e o catolicismo têm uma conexão histórica?

A história conta que, no início dos anos 1960, Lou Groen, um franqueado do McDonald's em Cincinnati, Ohio, notou uma queda significativa nas vendas às sextas-feiras.

Os EUA é um país de maioria evangélica, e muitos deles não seguem a quaresma e a sexta-feira santa como os católicos, que abdicam de comer carne.

Ele pensou que o problema poderia estar relacionado com questões religiosas. Para lidar com essa queda nas vendas, Groen teve a ideia de criar um sanduíche de peixe que pudesse ser oferecido como alternativa à carne nas sextas-feiras.

Ele experimentou várias receitas antes de decidir por um filé de peixe empanado servido com molho tártaro e queijo em um pão, o clássico McFish.

Quando ele propôs sua ideia ao fundador do McDonald's, Ray Kroc, Kroc estava inicialmente cético, mas eventualmente concordou em tentar. O sanduíche Filet-O-Fish foi introduzido nos menus do McDonald's em 1962 e rapidamente se tornou um sucesso.

Anos depois, o McFish foi caindo em popularidade, mas usualmente, nos EUA, ele volta para o cardápio durante o período da quaresma.

No Brasil, o McFish foi descontinuado e chegou a fazer um comeback neste 2024, mas o lanche esgotou rapidamente e não se sabe quando ele estará de volta.