Nesta quinta-feira (14), foi anunciado pela SouthRock, controladora do Subway, que a franquia de fast foods vai entrar em recuperação judicial no Brasil.
O motivo? A empresa tem dívidas que chegam a R$ 482 milhões.
Te podría interesar
A SouthRock iniciou o processo de recuperação judicial das empresas que operam a franquia no Brasil devido ao cancelamento da licença para operar pela matriz global do Subway, que também está em apuros financeiros.
Esse pedido foi apresentado à Justiça de São Paulo e ocorre após após a própria SouthRock ter entrado em recuperação judicial no final do ano passado, incluindo marcas como Starbucks e TGI Fridays.
Te podría interesar
O Subway foi excluída desse processo anteriormente, mas agora também está buscando proteção judicial devido a pressões dos credores.
Nos EUA, o Subway fechou mais de 500 lojas em 2023. No Brasil, a empresa ainda não afirmou quantas lojas serão fechadas, mas é possível que muitas delas deixem de operar em breve.
O que é recuperação judicial? Subway vai falir?
A recuperação judicial é o processo aberto por uma empresa para evitar a sua falência.
Na recuperação judicial, a empresa busca tempo e apresenta uma reestruturação para pagar seus credores enquanto ainda tenta operar.
Na falência, a empresa para de operar e os bens são liquidados para quitação de dívidas.
Em ambos os processos, existe a figura do administrador judicial, porém, com funções distintas: na recuperação judicial, o administrador atua como fiscalizador do plano de reestruturação, enquanto na falência ele administra os bens que serão vendidos.