CRISE

Starbucks pode encerrar atividades no Brasil; entenda

Controladora da cafeteria no Brasil aponta manutenção da alta taxa de juros como um dos fatores responsáveis

Starbucks pode encerrar atividades no Brasil; entenda.Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

Uma notícia do mundo financeiro deve ter deixado os amantes da rede Starbucks bastante preocupados, já que a cafeteria pode ter suas atividades encerradas no Brasil.

O que aconteceu? A SouthRock Capital, a operadora responsável pela rede Starbucks e Subway no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial nesta terça-feira (31). A dívida está estimada em R$ 1,8 bilhão, de acordo com documentos protocolados na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo.

Segundo informações do Info Money, a SouthRock, que contratou a consultoria Galeazzi & Associados em meados de outubro para organizar sua reestruturação, alega que o pedido de recuperação judicial "visa proteger financeiramente suas operações no Brasil, alinhado às decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica".

Entre as justificativas para o pedido de recuperação judicial, a SouthRock menciona a persistente alta taxa de juros. "Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a manutenção das taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock".

Em todo caso, a operadora afirma que, enquanto a reestruturação é realizada, as marcas continuarão operando. "A SouthRock segue comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para criar as condições necessárias para continuar desenvolvendo e expandindo todas as suas marcas no Brasil ao longo do tempo".

Desde 2018, a SouthRock é a operadora exclusiva da rede de cafés Starbucks e também controla a Subway, o Eataly e o TGI Fridays.