GENTE DE BEM

Júlia Zanatta, a deputada do fuzil, difunde fake news sobre taxação de compras internacionais

A deputada bolsonarista que ganhou fama por fazer proselitismo armamentista agora mente em outras áreas

Zanatta e Bolsonaro.Créditos: Reprodução /Redes Sociais
Escrito en ECONOMIA el

A deputada federal bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC), famosa por sua militância em prol do armamento da população e que meses atrás publicou foto portando um fuzil ao lado de um feroz discurso contra o presidente Lula (PT), agora resolveu divulgar notícias falsas sobre questões de economia.

Nesta segunda-feira (4) ela usou o Twitter para espalhar uma fake news a respeito da taxação de compras internacionais. O objetivo, como sempre, foi atacar o governo.

“Não bastando 92% de imposto para compras acima de US$ 50, as compras abaixo desse valor, que antes eram livres de impostos, agora também serão taxadas em 17%,” escreveu a deputada.

Reprodução

Mas a informação divulgada pela deputada é falsa. Na realidade, a Ali Express aderiu ao programa Remessa Conforme, da Receita Federal, que oferece o benefício de isenção de imposto para compras abaixo de 50 dólares – aproximadamente R$ 250. Já os produtos acima desse valor podem ser taxados em até 60%.

O informe oficial da Secom do Governo Lula a respeito da tributação está online e foi replicado por uma série de meios de comunicação de massa, como o site do jornal O Globo. Na Revista Fórum também foi publicizado.

“Independentemente do valor ou da participação no Programa, há a incidência de ICMS. O ICMS é arrecadado pelos estados, tem alíquota de 17% e incide sobre o valor total da compra”, diz o informe da Secom.

Zanatta tomou como gancho uma publicação da primeira-dama Rosangela Lula da Silva, a Janja, que havia dito em abril que a taxação das compras internacionais só seriam feitas às empresas. A bolsonarista, em sua curta redação sobre ‘mercado’ e ‘economia’, a acusa de ter mentido.

“A dúvida que fica é se Janja propagou uma fake news ou se não faz ideia de como funciona o mercado e acha que aumento de impostos não atingem o consumidor. De qualquer forma, é a cara desse governo: mentiroso e incompetente”, Zanatta conclui a publicação.

No entanto, ao contrário daquilo que acusa, a realidade novamente se impôs à percepção paralela que bolsonaristas como Zanatta têm da realidade.