POLÍTICA ECONÔMICA

Haddad anuncia Galípolo para diretoria de Política Monetária do BC

Saiba quem é Dario Durigan, que assume o cargo de secretário-executivo da Fazenda caso Senado aprove indicação

Fernando Haddad, ministro da Fazenda.Créditos: Valter Campanato / Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, confirmou nesta segunda-feira (8), em entrevista coletiva, a indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central.

Além de Galípolo, Haddad também indicou Aílton Aquino dos Santos para a diretoria de fiscalização do BC. Os nomes de Aquino e Galípolo ainda serão apreciados pelo Senado.

“Não acredito que Galípolo enfrente resistência no Senado. O presidente Lula chancelou a indicação dos dois nomes. Galípolo foi presidente de banco, trabalha comigo há bastante tempo, não queria abrir mão dele”, declarou Haddad. O ministro também afirmou que o próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teria sugerido o nome.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Galípolo deixará o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, que exerce atualmente, para tomar posse no BC caso o Senado aprove sua indicação. Em seu lugar, Haddad anunciou o nome de Dario Durigan.

Durigan é advogado e atualmente trabalha como diretor do WhatsApp, na empresa Meta. Ele também foi assessor de Haddad, na Prefeitura de São Paulo, entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, na reta final daquele mandato. Antes disso foi coordenador de projetos do Departamento de Gestão Estratégica da Advocacia Geral da União (AGU) entre 2010 e 2011; e assessor da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil de 2011 a 2015.