A discussão é antiga. Em 1995, durante participação no programa Roda Viva, a economista Maria da Conceição Tavares respondeu ao então repórter especial da Folha de S. Paulo, Carlos Alberto Sardenberg, o que acha da propalada independência do Banco Central.
A economista, ao ser questionada sobre o assunto, disparou: “independente de quem, meu companheiro?” Sardenberg, que quase trinta anos depois continua defendendo financistas na TV Globo, reagiu: “do presidente da República, do Congresso”.
Te podría interesar
"Endivida o tesouro sem pedir licença"
“Existe algum Banco Central independente de presidente da República, do Congresso? Independente do sistema financeiro?”, contra-atacou Tavares. “Você acha que o Federal Reserve, numa ameaça dessas, é independente do Congresso? Os congressos do mundo controlam a emissão de títulos da dívida pública”, afirmou.
A economista prosseguiu, diante de protestos do jornalista: “o nosso Banco Central emite dividas por conta do tesouro sem pedir licença ao orçamento. Isso é um escândalo. É essa a independência que você quer? O nosso Banco Central é independentista, faz o que dá na telha, Endivida o tesouro sem pedir licença ao Congresso”, encerrou.
Te podría interesar
Veja abaixo: