Na manhã desta quinta-feira (17), indígenas Avá Guarani da Tekoha Yvyju Avary, em Guaíra, no oeste do Paraná, foram atacados por fazendeiros dirigindo caminhões e tratores. Os veículos também despejaram agrotóxicos, usados como arma química para atacar a comunidade.
Uma das lideranças foi agredida a pauladas pelo dono da fazenda que está sobreposta à terra indígena, e ficou com ferimentos graves na cabeça. Já uma mulher indígena foi atropelada por uma das caminhonetes. Um animal também foi morto.
Te podría interesar
Os indígenas Avá Guarani estão em processo de retomada do território e são alvos de ataques brutais há anos. Nos últimos meses, a violência se escalou devido ao debate sobre o Marco Temporal, que permite esses tipos de invasões e agressões às comunidades indígenas.
LEIA TAMBÉM: Fazendeiros usam método de caça para atacar a tiros indígenas Avá-Guarani
Te podría interesar
A TI Guasu Guavirá, onde estão localizados os indígenas Avá Guarani, é uma das terras em conciliação. Os ataques se intensificaram, principalmente, a partir de julho. A Comissão Guarani Yvyrupa informou que a Força Nacional de Segurança Pública foi acionada para ir ao local.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO - Retomada Avá-Guarani é cercada por ruralistas no PR; “Rumo à barbárie”, diz cacique
"A escalada de violência dos fazendeiros anti-indigena na TI Tekoha Guasu Guavira, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, atingiu níveis alarmantes, uma situação de calamidade pública", informa a comissão.
Esse é o segundo ataque em menos de uma semana a uma das comunidades da I Guasu Guavirá. No domingo (13), a aldeia Y’hovy foi atacada a tiros de arma de fogo por fazendeiros enquanto os moradores estavam em um momento de lazer. Os disparos vieram após um carro desconhecido rondar a aldeia e filmar as lideranças.
"A CGY clama às autoridades para que cumpram com a sua responsabilidade de garantir a segurança e a integridade física das comunidades, assim como que essas agressões sejam apuradas com a devida responsabilização dos criminosos. É urgente fazer cessar a violência dos fazendeiros no oeste do Paraná! SOS Ava Guarani", pede a comunidade.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky