AMÉRICA LATINA

As dez melhores cidades para se viver na América Latina, segundo o The Economist

O levantamento, que levou em conta critérios considerados essenciais para determinar a qualidade da vida urbana e avaliou 173 cidades em todo o mundo, classificou as 10 melhores cidades da América Latina para se viver; confira

Buenos Aires - Argentina.Créditos: Unsplash
Escrito en CULTURA el

Um levantamento realizado pelo jornal The Economist em 2024, que levou em conta critérios considerados essenciais para determinar a qualidade da vida urbana e avaliou 173 cidades em todo o mundo, classificou as 10 melhores cidades da América Latina para se viver. 

Os critérios usados foram a segurança, o acesso à saúde, cultura e meio ambiente, a educação e a infraestrutura. Entre as cidades que se destacaram entre as dez melhores, há duas brasileiras, que ocupam a sétima e a oitava posições. 

De acordo com o ranking, a melhor cidade latino-americana para se viver é Buenos Aires, na Argentina, que manteve a posição de destaque no topo do ranking por mais um ano. 

A cidade se sobressai por sua "qualidade de vida excepcional", afirma o The Economist, especialmente pela qualidade de suas instituições educacionais — com evidência para a Universidade de Buenos Aires (UBA), considerada a melhor da América Latina —, por sua infraestrutura moderna e acessível e pela cena cultural vibrante. 

Em seguida vem Montevidéu, capital do Uruguai, cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) o destaca entre os países latino-americanos: era de 0,817 em 2021, de acordo com dados das Nações Unidas, enquanto a média do Brasil fica em 0,750. 

Mapa do IDH latino-americano. Créditos: United Nations Development Programme: Human Development Report 2021-22

As cidades brasileiras destacadas no ranking, uma na sétima e uma na oitava posição, foram, respectivamente, Rio de Janeiro e São Paulo.

O top 10 ficou assim: 

  1. Buenos Aires (Argentina)
  2. Montevideo (Uruguai)
  3. Santiago (Chile)
  4. San Juan (Porto Rico)
  5. Lima (Peru)
  6. San José (Costa Rica)
  7. Rio de Janeiro (Brasil)
  8. São Paulo (Brasil)
  9. Assunção (Paraguai)
  10. Quito (Equador)

Dentre as cidades mais habitáveis do mundo, o primeiro lugar ficou com Viena, na Áustria, e o segundo, com Zurique, na Suíça.

Em seguida vêm Melbourne (Austrália), Calgary (Canadá) e Genebra (Suíça).

Já a cidade considerada a menos habitável do mundo, na 173ª posição, foi a Síria, que sofre com os efeitos da guerra civil iniciada em 2011 e ocupa essa posição desde 2013.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar