REFERÊNCIA

Diretora de 'A Substância', que concorre ao Oscar, revela inspiração em filme brasileiro

Coralie Fargeat divulgou seu roteiro de inspirações visuais para o longa e revelou referências a diversos filmes, pinturas e tendências; confira

Demi Moore em "A Subtância".Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A diretora do filme "A Substância", concorrente do aclamado longa "Ainda Estou Aqui" no Oscar 2025, revelou inspiração em um filme brasileiro ao divulgar um moodboard da produção protagonizada por Demi Moore. De acordo com a página oficial do filme, Coralie Fargeat criou o moodboard, um quadro de referências visuais, em 2020. 

"Coralie Fargeat é a matriz. Tudo vem dela", diz o perfil. Com 92 páginas, o moodboard traz inspirações de diversos filmes, programas de televisão das décadas de 1980 e 1990 e estrelas da época. Uma das produções que consta no documento é o filme brasileiro "O Animal Cordial", protagonizado pela atriz Luciana Paes ao lado de Murilo Benício. 

A cena específica que serviu de inspiração para Fargeat foi a de Luciana Paes em frente ao espelho de um banheiro. Confira abaixo:

Cena de Luciana Paes em "O Animal Cordial" (2017). Foto: Reprodução

"O Animal Cordial" é um filme lançado em 2017 e que conta o drama de um dono de restaurante, Inácio (Murilo Benício), e a garçonete Sara (Luciana Paes), durante assalto ao estabelecimento. Os dois tentam controlar a situação enquanto lidam com os clientes do local. 

Outras inspirações

Uma das principais inspirações notadas pelos telespectadores de "A Substância" foi uma referência ao filme de terror "O Iluminado" (1980), confirmada na divulgação do moodboard ao mostrar imagens do banheiro verde do filme e cenas da "mulher velha no banheiro”. Além do longa, os filmes de terror Réquiem para um sonho (2000) e Nosferatu (1922) também aparecem como referências.

Pinturas como Saturno devorando um filho, de Francisco de Goya, e O perdão póstumo, de Istvan Sandorfi também se destacam entre as referências, assim como imagens com referências à moda de 1980 e 1990. Uma das inspirações foi a atriz estadunidense Heather Locklear vestindo um maiô típico da década de 1980, quando se consagrou como um sucesso. 

Até mesmo o filme Cinderela aparece como uma das inspirações de Fargeat. No entanto, as imagens da produção aparecem cobertas de sangue. Imagens de olhos com duas íris e ovos com duas gemas também são destaque no moodboard.

Imagens do moodboard da diretora Coralie Fargeat. Foto: Reprodução
Imagens do moodboard da diretora Coralie Fargeat. Foto: Reprodução

Acesse a íntegra do moodboard de Coralie Fargeat neste link.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar