Entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, o Galpão Cultural Elza Soares, do Armazém do Campo, recebe a 9ª Primavera dos Livros de São Paulo e a Feira do Livro Periférico para debater a produção literária crítica e coletiva do país. O tema deste ano será “Bibliodiversidade: pilar da Democracia”.
Com a presença de mais de 50 editoras expositoras, uma intensa programação de debates, palestras, oficinas e lançamentos, o evento conta com curadoria da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e da Câmara Periférica do Livro (CPL).
Te podría interesar
O evento vai promover uma série de discussões acerca do universo da produção literária, sempre pautadas na diversidade de obras que promovem representatividade. Lizandra Magon de Almeida, atual presidente da Libre, destaca que o livro é o pilar do debate ampliado, público e inclusivo. Segundo Lizandra, sem livro não haveria política popular nem democracia.
Uma das mesas do evento vai discutir “Censura e crítica na literatura para as infâncias: o perigo da falsa simetria”, com apoio de A Casa Tombada e mediação da jornalista e professora Cristiane Rogério.
Te podría interesar
"Toda vez que alguém fala sobre um livro ter sido ‘censurado’ em alguma escola, biblioteca ou qualquer outro acervo voltado à infância eu questiono qual livro é, quem reclamou dele e por quê. Isso porque a ideia da censura – horrorosa, principalmente para nós, brasileiros com memória – assusta tanto que, muitas vezes, engole o debate", afirma Cristiane.
"Passa-se o tempo todo, especialmente nas redes sociais, mais falando do ato e menos do livro. E por que isso seria importante? Porque hoje estamos nos revendo como sociedade e estamos revendo, sim, o que produzimos para a literatura e as infâncias no último século no Brasil. Temos muito do que nos envergonharmos e é preciso falar sobre isso. A censura não pode engolir a crítica e nem a crítica pode determinar a censura, e é justamente enfrentar este debate o melhor caminho para avançarmos juntos”, acrescenta.
A Primavera do Livro acontece junto à Feira do Livro Periférico, realizada em parceria com a Câmara Periférica do Livro. “Realizar a terceira edição da Feira do Livro Periférico junto com a Primavera dos Livros será um grande estímulo para as mais de 30 editoras que estão articuladas na CPL. Será um espaço de troca e aprendizado com quem está na batalha do livro há muito mais tempo do que nossas editoras periféricas, a maioria constituída nos últimos dez anos”, comenta Eleílson Leite, responsável pela CPL
A programação do evento é totalmente gratuita e acontece entre 11h e 20h. No local, também acontecerão slams, saraus e haverá programação para crianças com O Casulo Viajante, uma Kombi transformada em espaço de contação de histórias e música.
Serviço
9ª Primavera dos Livros e Feira do Livro Periférico
- Local: Galpão Cultural Elza Soares, Alameda Eduardo Prado, 474 - Campos Elíseos, SP;
- Datas: de 30 de agosto a 1º de setembro;
- Horários: diariamente, das 11h às 20h;
- Entrada gratuita;
- Para dúvidas e maiores informações: @ligabrasileiradeeditoras e www.libre.org.br.