FESTIVAL FEMININO

A música instrumental das mulheres brilha no Festival Feminino 2024

A programação gratuita em São Paulo oferece shows, poesia, performances, artes visuais e feira criativa; veja a programação aqui

Flaira Ferro e o Projeto Verê.Créditos: Camila Coimbra/Divulgação
Escrito en CULTURA el

Acontece neste final de semana na capital paulista o Festival Feminino, que tem como foco nesta sua 4ª edição a música feminina instrumental. O evento é gratuito e será no próximo final de semana, no sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio respectivamente, na Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Vão rolar shows com grandes instrumentistas, DJs, intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e a feira criativa. A programação começa a partir das 12h, com a feira criativa, em parceria com a Feira das Deusas com espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos. As artes visuais estarão representadas nas projeções da VJ Kelly Pires, operadas pela VJ Lui. Apresentação da MC Kimani.

No sábado (25), a programação musical começa com a roda de choro das Filhas da Noite (13h), depois show com as Mulheres de Ilú e Alessandra Leão. A discotecagem estará por conta da DJ Evelyn Cristina e performance poética com Mel Duarte.

Já no domingo (26), o festival traz shows com o trio formado por Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver, seguido pela fanfarra das Obscênicas. E, para encerrar a programação, Flaira Ferro estreia no festival seu Projeto Verê, acompanhada por banda de frevo instrumental. A DJ Flávia Durante toca o baile nos intervalos e a performance será da Assucena, cantora e autora do Manifesto de 2024.

Abertura

A abertura do festival aconteceu na última terça-feira (21), na Casa de Francisca, com a mixologista Letícia Marques e a DJ Janaína, no bar Largo. Depois, ocorreu a gravação, ao vivo, de episódio especial do programa Peixe Voador, da jornalista Patrícia Palumbo, com o tema “Corpo Liberto” e participação das convidadas Filipe Catto e Assucena. Na sequência, rolou um pocket show de Filipe. 

Quatro capitais

A edição especial 2024 do Festival Feminino incluiu neste ano quatro capitais do Brasil: além de São Paulo (nos dias 21, 25 e 26 de maio), o evento aconteceu pela primeira vez em São Luís (MA), Belém (PA) e Vitória (ES). A capital paulista é a última cidade a receber o evento, encerrando a programação do Feminino Instrumental.  Acesse a programação completa aqui.